SoftBank: grupo investe em empresas brasileiras como Petlove e Banco Inter (Kim Kyung-Hoon/File Photo/Reuters)
Reuters
Publicado em 17 de agosto de 2020 às 16h34.
Última atualização em 17 de agosto de 2020 às 17h21.
O SoftBank montou participação de cerca de 1,2 bilhão de dólares na Amazon, mostraram documentos nesta segunda-feira, enquanto o conglomerado de tecnologia expande seus investimentos para além do foco em startups não listadas.
O presidente executivo Masayoshi Son anunciou na semana passada uma nova subsidiária de gestão de investimentos que alocaria o excesso de caixa de um programa massivo de venda de ativos em ações líquidas. O SoftBank gastou cerca de 10 bilhões de dólares comprando ações.
Além da Amazon, o grupo montou participações na Netflix, Tesla, Microsoft e Alphabet, mostraram os documentos.
O SoftBank também divulgou uma participação na Nvidia no valor de cerca de 220 milhões de dólares com base no preço de fechamento de sexta-feira. O grupo havia vendido sua fatia na empresa no ano passado. O SoftBank negocia com a Nvidia uma possível venda da desenvolvedora de chips Arm, segundo reportagens da mídia.
O grupo está investindo fora de seu Vision Fund de 100 bilhões de dólares, que focava em startups não listadas em estágio avançado. O fundo afetou os lucros do grupo porque o valor de suas participações caiu abaixo do preço de aquisição.
O valor de muitas das ações já listadas que o grupo investe está subindo, impulsionado por uma recuperação das ações de tecnologia, com os papéis de Tesla subindo mais de 60% desde o fim de junho. Son rejeitou o lucro operacional como medida de desempenho de seu grupo, dizendo que o valor dos ativos é um parâmetro melhor.