Sabesp é a ação preferida em saneamento, avalia J. Safra
Apesar de ter potencial de crescimento maior, Copasa já está precificada na bolsa
Da Redação
Publicado em 12 de setembro de 2012 às 10h53.
São Paulo - A corretora J. Safra aposta na Sabesp ( SBSP3 ) como melhor empresa do setor de saneamento básico. A análise de Sérgio Tamashiro, que assina o relatório, leva em conta a definição da Base de Ativos Regulatórios (RAB, na sigla em inglês), que deve incrementar a capacidade de receita da companhia.
A análise estima um cenário em que a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) vai determinar uma RAB líquida de 26 milhões de reais na nova revisão de tarifas, que será divulgada no próximo dia 9. Sérgio considera também um Ebit regulatório a ser definido em 3,1 bilhões de reais por ano. Dessa forma, o valuation WACC (taxa de desconto que traz os fluxos futuros da empresa ao valor presente) da Sabesp é de 8,56%, mais atraente que o da Copasa, de 10,4%.
O analista projeta um novo preço-alvo para as ações da Sabesp de 96 reais para 2013, representando um pontencial de valorização de 8,5%. A recomendação é de outperform (desempenho acima da média do mercado).
Tamashiro pondera que, comparando os potenciais de crescimento de mercado, a Copasa ( CSMG3 )se sai melhor que a Sabesp – cerca de 1,7 vez o crescimento da Sabesp no segmento de água e 2 vezes no segmento de esgoto -, mas que esse crescimento já estaria precificado nas ações da Copasa. Sendo assim, o analista rebaixou a recomendação para neutral e estipulou um novo preço-alvo para 2013 de 50 reais por ação, com potencial de valorização de 0,5%.
As projeções para a companhia mineira estimam que a penetração de mercado em Minas Gerais deve atingir 83% até o final de 2020. Atualmente, a Copasa atende 70% da população total do estado.