Exame Logo

Resgate da Petrobras torna HRT a maior ganhadora do IBrX

Empresa é ajudada no lucro om as reservas de gás natural na Amazônia

A HRT e a Petrobras estão estudando gasodutos para transportar combustível da Bacia do Solimões (Germano Lüders/EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2012 às 15h31.

Rio de Janeiro - A HRT Participações em Petróleo SA registra o maior ganho da bolsa após ter recebido ajuda da Petróleo Brasileiro SA para lucrar com as reservas de gás natural na Amazônia.

A HRT subiu 35 por cento este mês, a maior alta do índice IBrX das 100 ações brasileiras mais negociadas. O rali reverte uma queda anterior que levou a ação a ter o pior desempenho no mercado local.

Veja também

A HRT e a Petrobras estão estudando gasodutos e outros projetos para transportar combustível da Bacia do Solimões, disse ontem o diretor financeiro da HRT, Carlos Tersandro Adeodato.

“Se você não tiver a Petrobras envolvida, não vai a lugar algum”, disse Eric Conrads, que administra US$ 1 bilhão em ações da América Latina para o ING Groep NV, em entrevista por telefone de Nova York.

A Petrobras é dona do único gasoduto da área capaz de transportar gás aos consumidores. “A monetização do gás de Solimões foi um bom impulso”, disse ele.

A Petrobras e novas exploradoras de petróleo, como a HRT, OGX Petróleo & Gás Participações e QGEP Participações SA levantaram US$ 76,4 bilhões com ofertas de ações nos últimos quatro anos, após o litoral brasileiro ter sido palco da maior descoberta de petróleo das Américas nas últimas três décadas.

As companhias tiveram desempenho pior do que o Ibovespa neste ano, enquanto a Petrobras atrasou projetos, a OGX cortou as estimativas de produção e a HRT encontrou apenas gás e não petróleo nos blocos da Bacia do Solimões.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGásGás e combustíveisHRTIndústria do petróleoPETR4PetrobrasPetróleo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame