Mercados

Queda na confiança do consumidor dos EUA abate Wall Street

NOVA YORK (Reuters) - Os índices acionários dos Estados Unidos terminaram na terça-feira a maior baixa diária em quase três semanas, após uma forte queda na confiança do consumidor do país levantar preocupações com uma parte vulnerável da economia. O Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,97 por cento, para 10.282 pontos. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2010 às 21h56.

NOVA YORK (Reuters) - Os índices acionários dos Estados Unidos terminaram na terça-feira a maior baixa diária em quase três semanas, após uma forte queda na confiança do consumidor do país levantar preocupações com uma parte vulnerável da economia.

O Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,97 por cento, para 10.282 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 1,28 por cento, para 2.213 pontos. O Standard & Poor's 500 perdeu 1,21 por cento, para 1.094 pontos.

A confiança do consumidor recuou em fevereiro para a mínima em 10 meses, com piores perspectivas para o curto prazo com relação ao mercado de trabalho. Resultados de varejistas pouco ajudaram, já que companhias consideradas termômetros do mercado, como a Target, preveem um fraco desempenho no primeiro trimestre.

"Há um pouco de ajuste em termos de perspectiva de crescimento, assim como sobre qual será o principal motor", disse Nick Kalivas, vice-presidente sênior de análise financeira de ações da MF Global, em Chicago.

Se "o prognóstico econômico está ajustando para baixo, certamente os segmento de matérias-primas e semicondutores serão os setores que terão vendas", acrescentou.

Ações associadas a um forte crescimento cíclico na economia foram abatidas. Os papéis de melhor desempenho durante o rali do ano passado, incluindo os de tecnologia, matérias-primas e energia, lideraram a queda desta sessão.

Os futuros do petróleo cederam 1,81 por cento, arrastando consigo o índice de energia do S&P, que caiu 1,5 por cento. A componente do Dow Jones Caterpillar perdeu 2,4 por cento.

A fabricante de chips Intel depreciou-se 2,4 por cento, enquanto o índice de semicondutores PHLX perdeu 2,8 por cento.

Os dados fracos somaram-se ao tom cauteloso antes do testemunho do chairman do Fed, Ben Bernanke, ao Congresso norte-americano, que começa na quarta-feira e cuja pauta será política monetária.

Um outro relatório mostrou que os preços das moradias inesperadamente caíram em dezembro, adicionando preocupações com a sustentabilidade da recuperação econômica.

(Reportagem de Leah Schnurr)

 

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mercados

"Falta maturidade para o Brasil ter um BC independente", diz Fernando Siqueira, head da Guide

Bilionário, ex-operador do Lehman Brothers abre empresa de capital de risco

Ibovespa opera em alta aos 126 mil pontos, com certo alívio perante sinalizações de corte de gastos

Tesla deixou os problemas para trás? Investidores acreditam que sim; saiba por quê

Mais na Exame