Mercados

Liquidez: possível leilão de swap é ‘espada’ do BC sobre mercado

Segundo economista, objetivo do Banco Central é conter a valorização do dólar

A alta da moeda americana hoje acompanhou a reversão dos mercados internacionais, com as bolsas reduzindo alta e o euro caindo diante do dólar (Karen Bleier/AFP)

A alta da moeda americana hoje acompanhou a reversão dos mercados internacionais, com as bolsas reduzindo alta e o euro caindo diante do dólar (Karen Bleier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2011 às 14h37.

São Paulo - O Banco Central pode anunciar leilão de swap cambial para conter a valorização do dólar caso a moeda continue subindo, disse Alfredo Barbutti, economista da Liquidez DTVM Ltda, em entrevista por telefone de São Paulo.

“Há uma espada do BC sobre a cabeça do mercado”, disse ele, em referência à possibilidade de leilão. Segundo ele, o governo também poderia reduzir a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras dos derivativos.

“Ficaria uma coisa simbólica, com o governo podendo alterar a alíquota quando quisesse”, disse, citando a possibilidade de o governo baixar a atual alíquota de 1 por cento para 0,1 por cento.

A alta do dólar hoje acompanhou a reversão dos mercados internacionais, com as bolsas reduzindo alta e o euro caindo diante do dólar.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarMoedasMercado financeiroBanco Central

Mais de Mercados

Warner diz que vai analisar proposta da Paramount em até 10 dias úteis

Ibovespa fecha em alta, mas não se recupera de 'efeito Flávio'; dólar cai

Ações da Warner disparam após Paramount superar proposta da Netflix

Ações da Netflix caem após Paramount voltar à disputa pela Warner