Segundo o American Petroleum Institute, os estoques comerciais de petróleo dos EUA diminuíram em 5,354 milhões de barris (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 8 de agosto de 2012 às 09h31.
Londres - Os contratos futuros de petróleo operam em baixa nesta quarta-feira, com os investidores embolsando os lucros da forte alta de terça-feira e pressionados pela valorização do dólar.
Os participantes do mercado estarão de olho nos dados oficiais dos estoques de petróleo dos Estados Unidos, que o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) divulgará nesta quarta-feira, para confirmar a forte queda revelada na terça-feira na pesquisa do American Petroleum Institute (API).
Segundo o API, os estoques comerciais de petróleo dos EUA diminuíram em 5,354 milhões de barris na semana encerrada em 3 de agosto, para 364,305 milhões de barris. A redução ocorreu apesar do aumento das importações e menor atividade nas refinarias, destacou o Commerzbank.
"As chances são de que a queda se confirme...nós esperamos que os dados de hoje mostrem uma retração maior do que o previsto", disse a JBC Energy em comunicado. Analistas consultados pela Dow Jones estimam que os estoques dos EUA tiveram queda de 500 mil barris na semana passada.
Mais cedo, números da produção industrial da Alemanha mostraram um recuo um pouco maior do que o esperado para junho, levando o euro a perder terreno frente ao dólar. A Alemanha é a maior economia da zona do euro.
Para a PVM, no entanto, se as preocupações com a zona do euro forem deixadas de lado, os preços do petróleo tendem a subir. "Mesmo no caso de um colapso na zona do euro, o petróleo está protegido por outros fatores que sugerem que a commodity terá um desempenho melhor que outros ativos. Então, cara ou coroa, o petróleo parece estar em boa forma", disse a corretora em nota a clientes.
Às 8h45, o WTI para setembro caía 0,38% na Nymex, para US$ 93,31 por barril, enquanto o brent para setembro recuava 0,33% na ICE, para US$ 111,63 por barril. As informações são da Dow Jones.