Mercados

Petróleo opera volátil após Fed

As incertezas sobre o futuro da política monetária do Fed geram volatilidade nos preços do petróleo


	Petróleo: as incertezas sobre o futuro da política monetária do Fed geram volatilidade nos preços do petróleo
 (ThinkStock)

Petróleo: as incertezas sobre o futuro da política monetária do Fed geram volatilidade nos preços do petróleo (ThinkStock)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2015 às 10h15.

Londres - Os futuros de petróleo oscilam entre altas e baixas nesta manhã, após o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidir ontem manter os juros básicos inalterados, mas falhar em dar uma sinalização clara de quando poderá começar a elevar as taxas.

As incertezas sobre o futuro da política monetária do Fed geram volatilidade nos preços do petróleo. Embora a manutenção dos juros tenha levado ao enfraquecimento do dólar, fator que tende a favorecer a commodity, as preocupações macroeconômicas por trás da decisão têm impacto negativo nas cotações.

Ao deixar os juros dos EUA nos níveis próximos de zero em que estão desde o fim de 2008, o Fed afirmou estar preocupado com a fraqueza da economia global e dos ativos financeiros.

"A perspectiva externa parece ter ficado mais incerta recentemente, e preocupações maiores com o crescimento da China e de outras economias emergentes levaram a uma notável volatilidade nos mercados financeiros", afirmou ontem a presidente do Fed, Janet Yellen, em comunicado divulgado junto com a decisão.

Nos últimos meses, os investidores têm acompanhado a China de perto por temer que a desaceleração do gigante asiático afete o desempenho da economia global.

"O petróleo está preso entre as vantagens oriundas de um dólar mais fraco e as desvantagens de uma demanda menor em meio a um crescimento mundial mais fraco", comentou David Hufton, da corretora PVM.

"A China lançou uma grande nuvem sobre a economia global e a ameaça que isso impõe levou o Fed a recuar."

Mais tarde, os investidores vão acompanhar a pesquisa semanal da Baker Hughes sobre plataformas em operação nos EUA, que serve como um indicador da atividade da indústria petrolífera do país.

Às 7h45 (de Brasília), a tendência era de baixa nos mercados de petróleo. Enquanto o Brent para novembro recuava 0,10%, a US$ 49,03 por barril, na plataforma eletrônica ICE, o petróleo para outubro negociado na New York Mercantile Exchange (Nymex) caía 1,02%, a US$ 46,42 por barril. 

Acompanhe tudo sobre:EnergiaFed – Federal Reserve SystemIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralMercado financeiroPetróleo

Mais de Mercados

"Não faz sentido correr risco com esse nível de juros", diz maior fundo de pensão do Nordeste

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

"O dólar é o grande quebra-cabeça das políticas de Trump", diz Luis Otavio Leal, da G5 Partners

Mais na Exame