Petrobras (PETR4): meta de fator de utilização das refinarias é de 97%, diz gerente executiva
A executiva falou em coletiva de imprensa sobre o novo Plano Estratégico nesta sexta-feira, em hotel na zona sul do Rio de Janeiro
Agência de notícias
Publicado em 24 de novembro de 2023 às 16h03.
A gerente executiva de Planejamento Estratégico da Petrobras, Renata Szczerbacki, disse que a Petrobras planeja aumentar ainda mais o fator de utilização de suas refinarias ( FUT ). A ideia é chegar a 97% e manter esse patamar considerado alto nos próximos cinco anos até 2028. A Petrobras fechou o terceiro trimestre do ano com FUT de 95,8%.
Segundo a gerente da Petrobras,o foco da companhia nessa frente de negócios será a produção de diesel S10, adicionando 290 mil bpd. Esse incremento virá 80% de projetos novos e 20% de "revamps" (aumento de eficiência das unidades).
- Gasolina no Brasil está em média 8% mais cara do que no exterior e diesel, 4%, diz Abicom
- Petrobras: 'conseguimos em 10 meses promover períodos de estabilidade de preços', diz Prates
- Lula se reúne com Haddad, Prates, Silveira e Costa em meio à discussão sobre preço dos combustíveis
- Petrobras (PETR4) paga dividendos bilionários hoje; saiba se você tem direito
- Ministro de Minas e Energia volta a defender redução do preço dos combustíveis
- Petrobras (PETR4) e Prio (PRIO3) lideram quedas do Ibovespa com baixa do petróleo
Plano Estratégico
A executiva falou em coletiva de imprensa sobre o novo Plano Estratégico nesta sexta-feira, em hotel na zona sul do Rio de Janeiro.
A Petrobras planeja investir US$ 17 bilhões no parque de refino, transporte e comercialização até 2028.
O plano prevê o aumento de capacidade de processamento nas refinarias suportado pela entrada de projetos como o Trem 2 da Refinaria de Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco; "revamps" de unidades; e implantação de novas unidades de produção de diesel em cinco refinarias (Revap, Regap, Replan, Rnest e Gaslub).
A Petrobras ainda prevê investimentos de US$ 1,5 bilhão em biorrefino, visando aumento da capacidade de produção de diesel R5 (5% renovável) na Repar, RPBC, Reduc e Replan. Também está prevista a instalação de plantas dedicadas de BioQav e diesel 100% renovável na RPBC e no Gaslub, a serem concluídas só depois de 2028.