Mercados

Petrobras amplia queda e ação já é a pior em 2015

O preço do petróleo continuou a encolher nesta segunda-feira, com o Brent negociado a 55 dólares/barril


	No acumulado de 2015, os papéis da estatal já registram uma desvalorização de 13% - a maior queda do Ibovespa no período
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

No acumulado de 2015, os papéis da estatal já registram uma desvalorização de 13% - a maior queda do Ibovespa no período (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2015 às 14h13.

São Paulo – As ações preferenciais da Petrobras intensificavam as perdas nesta tarde, com um recuo de 7,5%, valendo 8,65 reais.

No acumulado de 2015, os papéis da estatal já registram uma desvalorização de 13% - a maior queda do Ibovespa no período.

O preço do petróleo continuou a encolher nesta segunda-feira, com o Brent negociado a 55 dólares/barril. Trata-se do menor nível desde maio de 2009.

Além disso, uma avalanche de más notícias atinge a reputação da empresa. Dentre as últimas polêmicas está a de que a petroleira criou empresas de papel para construir uma rede de gasodutos no Nordeste, segundo o jornal O Globo.

Na reportagem, o jornal diz que uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que o contrato assinado em maio de 2005 entre a Transportadora Gasene, constituída pela Petrobras para tocar as obras, e a Domínio Assessores mostra que esse escritório de contabilidade teria características de empresas de fachada.

As duas empresas aparecem no contrato com o mesmo endereço: Rua São Bento, no quinto andar de um prédio no centro do Rio. O próprio contrato menciona que o escritório de contabilidade "concordou em fornecer à contratante um endereço para abrigar sua sede". Em nota, a Petrobras negou o fato.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoIbovespaMercado financeiroCorrupçãoEscândalosFraudes

Mais de Mercados

Warner diz que vai analisar proposta da Paramount em até 10 dias úteis

Ibovespa fecha em alta, mas não se recupera de 'efeito Flávio'; dólar cai

Ações da Warner disparam após Paramount superar proposta da Netflix

Ações da Netflix caem após Paramount voltar à disputa pela Warner