Mercados

Os fatos que agitaram o mercado nesta segunda-feira

O Ibovespa fechou em alta de 1,87% nesta segunda-feira, aos 56.613 pontos


	Instituto Aço Brasil cortou as perspectivas para produção e vendas de aço no mercado interno
 (Divulgação)

Instituto Aço Brasil cortou as perspectivas para produção e vendas de aço no mercado interno (Divulgação)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 11 de agosto de 2014 às 17h38.

São Paulo - O Ibovespa fechou em alta de 1,87% nesta segunda-feira, aos 56.613 pontos. O mercado repercutiu os balanços divulgados pelas companhias na sexta-feira, como o da Petrobras.

Na Europa, as bolsas fecharam em alta, após duas semanas de queda, depois que investidores concluíram que a Rússia não enviará tropas à Ucrânia em breve.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, subiu 1,33%, a 1.323 pontos, após acumular queda de cerca de 7% nas últimas duas semanas.

Adeus Novo Mercado

A Brazil Hospitality Group (BHG), terceira maior rede hoteleira do país, afirmou que fará uma oferta pública de ações para saída do Novo Mercado. A operação avalia a companhia em 1,2 bilhão de reais. Hoje, os papéis ordinários fecharam em alta de 23,93%.

Quase cinco bilhões no caixa

Os papéis preferenciais e ordinários da Petrobras fecharam em alta de 4,3% e 3,4%, respectivamente, no primeiro pregão da semana. Na sexta-feira, a companhia anunciou que teve lucro líquido de 4,95 bilhões de reais no segundo trimestre deste ano, uma queda de 20%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Dívida

A ação ordinária da Tractebel fechou o dia em alta de 3,2% nesta segunda-feira. Segundo a Folha de S. Paulo, as companhias operadoras de usinas termelétricas do Sul do país estão cobrando da Eletrobras cerca de 200 milhões de reais pela compra de carvão mineral. E, de acordo com o jornal, a Tractebel detém 98% desse crédito. O papel preferencial da Eletrobras fechou em alta de 1,74%.

 

Redução do prejuízo

Os papéis ordinários da Gafisa fecharam em alta de 4,6% no pregão desta segunda-feira. A companhia reportou prejuízo líquido consolidado de 851 mil reais no segundo trimestre de 2014, um recuo de 94% na comparação com o prejuízo de 14,144 milhões de reais no mesmo período do ano passado.

Perspectiva negativa

A ação preferencial da Gerdau registrou perdas de 0,97% nesta segunda-feira. Hoje, o Instituto Aço Brasil (IABr) cortou as perspectivas para produção e vendas de aço no mercado interno. Em abril, a previsão era de alta de 5,2% e agora é de 2,5%.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

“Otimismo realista”: o que os CEOs de dois dos maiores bancos do país esperam do cenário econômico

“Faz total sentido a Caixa atuar no mercado de bets”, diz vice-presidente do banco

Mais do que para o varejo, ‘tigrinho’ é problema de saúde pública, diz CEO do Magalu

Cielo (CIEL3) encerra negociação de ações na bolsa a partir de hoje

Mais na Exame