Mercados

Órgão português investiga oferta de Telefónica pela Vivo

Lisboa - A Comissão de Bolsa de Valores Mobílias (CMVM) de Portugal pediu hoje "explicações" à empresa espanhola Telefónica sobre uma possível oferta à Portugal Telecom para assumir o controle da brasileira Vivo. O órgão regulador da bolsa portuguesa solicitou à Telefónica em comunicado "esclarecimentos ao mercado sobre as declarações de seu diretor financeiro, Santiago […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2010 às 08h52.

Lisboa - A Comissão de Bolsa de Valores Mobílias (CMVM) de Portugal pediu hoje "explicações" à empresa espanhola Telefónica sobre uma possível oferta à Portugal Telecom para assumir o controle da brasileira Vivo.

O órgão regulador da bolsa portuguesa solicitou à Telefónica em comunicado "esclarecimentos ao mercado sobre as declarações de seu diretor financeiro, Santiago Valbuena, ao jornal "Financial Times", nas quais diz que não se pode desprezar a hipótese de lançamento de uma oferta hostil sobre a Portugal Telecom".

A CMVM acrescentou que seu pedido também contempla quais são "as circunstâncias nas quais a Telefónica admite lançar essa oferta".

Valbuena declarou também, segundo o diário, que a Telefónica pode bloquear o acesso da Portugal Telecom aos dividendos do negócio conjunto de ambas as empresas na Vivo.

O presidente-executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava, em declarações ao mesmo jornal britânico, classificou de "tentativa de chantagem" a ameaça de bloquear os dividendos da Vivo e pediu a demissão de Valbuena do conselho de administração da Portugal Telecom, companhia da qual a Telefónica tem 10% de capital.

A Telefónica lançou uma oferta, no início de maio, de 5,7 bilhões de euros pelas ações que a empresa portuguesa tem da Vivo. Atualmente, 50% do capital da Vivo pertencem à empresa portuguesa, enquanto os outros 50% já pertencem à espanhola.

A companhia portuguesa rejeitou esta oferta ao entender que a venda da Vivo significaria comprometer o futuro da Portugal Telecom.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasServiçosEuropaPiigsVivo3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularTelefônicaPortugalFusões e Aquisições

Mais de Mercados

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor