Mercados

Oi suspensa; Aéreas 100% gringas…

Oi suspensa Após entrar com pedido de recuperação judicial, as ações da empresa de telefonia Oi  desabaram nesta terça-feira. Os papéis preferenciais caíram 18% e os ordinários 8,7%. As ações foram suspensas durante a primeira hora de negociações para evitar uma queda mais abrupta. A Bolsa de valores de Nova York (NYSE) suspendeu as ADRs […]

Aeroportos brasileiros: Boingo vai oferecer novo Wi-Fi em 54 aeroportos até 2020 (Paulo Pinto/Fotos Públicas)

Aeroportos brasileiros: Boingo vai oferecer novo Wi-Fi em 54 aeroportos até 2020 (Paulo Pinto/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2016 às 18h59.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h19.

Oi suspensa

Após entrar com pedido de recuperação judicial, as ações da empresa de telefonia Oi  desabaram nesta terça-feira. Os papéis preferenciais caíram 18% e os ordinários 8,7%. As ações foram suspensas durante a primeira hora de negociações para evitar uma queda mais abrupta. A Bolsa de valores de Nova York (NYSE) suspendeu as ADRs da empresa e iniciou o procedimento para deslistagem dos papéis devido ao seu preço. No início da manhã as ADRs caíram 46,6% e foram cotadas a 0,16 centavos de dólares. A companhia puxou o papel de outras empresas para baixo, as ações da Contax, call center que nasceu da Oi, caíram 27%. Entre os bancos, credores da companhia, as ações do Banco do Brasil caíram 4%. Apesar dos mais de 50 bilhões de reais em dívidas, o bilionário egípcio Naguib Sawiris disse estar preparado para investir na Oi. Sawis, que controla a empresa de telefonia egípcia Oascom Telecom Media, disse que a empresa tem um grande potencial, desde que sua dívida seja reestruturada e a empresa receba um aumento de capital e um forte plano industrial.

_

Aéreas em mãos gringas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a medida provisória que permite que o setor de aviação civil possa ser composto 100% por empresas internacionais. O texto segue agora para aprovação do Senado. Na legislação vigente, só 20% das empresas do setor poderiam ser estrangeiras e o texto original da MP aumentava a taxa para 49%, que foi elevada nas emendas do Congresso. O objetivo da MP é salvar parte do setor de aviação civil que sofre com a queda na demanda e as altas despesas em dólares. As ações da companhia aérea Gol fecharam o dia em alta de 4,48% e as da sua controlada Smiles subiram 5,2% – a maior alta do Ibovespa.

_

Indústrias na porta do governo

Depois dos estados, é a indústria que bate na porta do Ministério da Fazenda pedindo carência no pagamento de débitos tributários. A CNI solicitou a reabertura de uma renegociação de dívidas de financiamento (Refis) com novos prazos e apresentou cinco propostas emergenciais para o setor. Uma agenda com 119 medidas sem impacto fiscal que os industrais pretendem negociar também foi trazida à reunião. O ministério não deu nenhuma certeza, mas disse que vai fazer as contas de todas as solicitações apresentadas.

_

Nova proposta pela Estácio

O grupo de ensino Kroton melhorou sua proposta para aquisição da concorrente Estácio. A nova proposta é de uma troca de 1,25 ação da Kroton para cada papel da concorrente, a proporção anterior era de 0,97 da Kroton. Caso a proposta seja aceita, os acionistas da Estácio terão 19,2% de participação na Kroton. A nova proposta tem validade até 30 de junho. Hoje as ações da Kroton subiram 4,8% e as da Estácio 2,2%.

_

Bolsa sobe 1%

A Bolsa fechou o dia com alta de 1%. O Ibovespa subiu com a ajuda da bolsas no exterior. Entre os destaques de alta, os papéis da Petrobras subiram 4%. Além da estatal, as ações da companhia de energia elétrica Copel subiram 4,2% após a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovar uma redução no valor de suas tarifas. Segundo especialistas, a notícia é positiva por trazer um alívio ao consumidor em tempos de recessão, podendo ocasionar uma maior demanda.

_

Freio na inflação

O IBGE divulgou nesta terça-feira o IPCA-15, índice considerado uma prévia da inflação, que teve uma desaceleração entre maio e junho abaixo da prevista pelo mercado. O IPCA-15 do mês de junho é de 0,40%, abaixo dos 0,86% de maio e dos 0,99% de junho do ano passado. No acumulado de 12 meses, a prévia da inflação caiu de 9,62% para 8,95%, puxada pela diminuição no aumento do preço dos alimentos. No mês passado, a alta dos preços da indústria alimentícia havia sido de 1,03%, em junho foi de 0,35%. Nos seis primeiros meses do ano, o acumulado é de 4,6%, bem abaixo do valor do ano anterior, que foi de 6,28%, mas ainda acima da meta da inflação do governo (4,5%).

_

Balanço vermelho na Azul

A companhia aérea Azul teve um prejuízo de 754,6 milhões de reais em 2015, ante o lucro de 80,5 milhões de reais em 2014. Segundo dados divulgados nesta terça-feira a receita da companhia cresceu 16,6% em 2015, fechando o ano com 6,5bilhões de reais. Em relatório, a terceira maior companhia aérea do país ressaltou que o prejuízo veio diante do cenário macroeconômico desafiador. Apesar disso, ressaltou seu presidente Antonoaldo Neves, “transportamos um número recorde de passageiros, totalizando 22 milhões”.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Ex-CEO da Warner Music desiste de comprar Paramount

Super ou Micro? Empresa de IA que subiu mais que Nvidia enfrenta seu teste de estresse

Mercado aguarda balanço da Nvidia para guiar expectativas sobre IA

Conselho da Vale (VALE3) elege Gustavo Pimenta como novo presidente da companhia

Mais na Exame