Oferta da Petrobras é ampliada em R$ 10 bilhões
Estatal anunciou esta manhã o aumento do lote suplementar de 10% para 20%
Da Redação
Publicado em 17 de setembro de 2010 às 12h23.
São Paulo - A Petrobras (PETR3); (PETR4) anunciou na manhã desta sexta-feira (17), em comunicado ao mercado, a decisão de dobrar o limite de ações do lote adicional previsto na mega oferta da estatal. O novo limite será de 20%, e não mais 10% das ações da oferta, como o prospecto informava. A decisão do conselho administrativo, reunido na quinta-feira (16) configura um lote adicional de 751,988 milhões ações no total, e representa a injeção de mais 375,994 milhões de papéis na oferta.
Agora, a maior operação da história do mercado financeiro mundial negociará 4,7 bilhões de ações. Considerando o fechamento de ontem (16/9), quando as ações ordinárias eram negociadas a 29,97 reais e as preferenciais a 26,36 reais, a captação total pode chegar a 133,7 bilhões de reais, com uma injeção de 10,7 bilhões de reais decorrente da decisão. O lote adicional de ações é um conjunto de papéis cuja venda sé exercida após a negociação do lote inicial de papéis.
Colocação massiva
A capitalização da Petrobras, que tem deixado o mercado financeiro nacional em compasso de espera, era alvo de rumores de baixa demanda externa assim que começou o período de reserva.
Segundo uma fonte que preferiu não se identificar, a decisão pode representar uma precaução da empresa para distribuir a oferta a contento entre investidores nacionais e estrangeiros e seria uma indicação de que a demanda está, sim, forte. "Pode ser a entrada de um fundo iraniano ou chinês", aponta o analista.
Leia o comunicado ao mercado sobre o lote adicional da oferta:
Lote adicional - Petrobras
http://d1.scribdassets.com/ScribdViewer.swf?document_id=37622542&access_key=key-1egzg05wv5g5ad8nzfh0&page=1&viewMode=list
Leia mais sobre a capitalização da Petrobras
Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter