Oferta da Embratel faz ações da NET dispararem 14%
Grupo do magnata mexicano Carlos Slim propôs o preço de 23 reais por ação da NET, prêmio de 23,1% sobre a média dos preços do papel nos últimos 30 pregões
Da Redação
Publicado em 15 de março de 2011 às 10h38.
São Paulo - Anunciada ao mercado pouco antes da abertura do pregão desta quinta-feira (5), a oferta de 4,6 bilhões de reais da Embratel pela totalidade das ações preferenciais da Net (NETC4) levou os papéis da operadora de TV à forte alta após a abertura nos negócios da BM&FBovespa. As ações avançavam 14,55% por volta das 10h15, negociadas a 22,90 reais, enquanto o Ibovespa operava em terreno negativo, caindo 0,04%.
A Embratel, que é dividida entre o grupo Globo, da família Marinho, e Telmex, do magnata mexicano Carlos Slim, propôs pagar à vista 23 reais por ação preferencial, o que representa um ágio 23,1 % sobre a média de preços do papel da Net nos últimos 30 pregões na BM&FBovespa. Na quarta-feira, as ações da operadora de TV a cabo fecharam cotadas a 19,99 reais.
A oferta pública, intermediada pelo Itaú BBA, é destinada apenas aos acionistas preferenciais da companhia. A Embratel participações já é dona 5,4% das ações preferenciais e 35,8% das ações ordinárias da NET. O grupo Globo possui 51% das ações com direito a voto, enquanto a Telmex tem 49 % .
Segundo a Embratel, que oferece também telefonia fixa e serviços de TV paga, a Net tem 48 por cento do mercado de televisão por assinatura do país e 25 por cento do segmento de banda larga, com uma rede que atinge mais de 11,1 milhões de domicílios. O anúncio acontece no momento em que o grupo controlado pelo magnata mexicano Carlos Slim consolida suas operações na América Latina em meio ao forte acirramento da competição com a espanhola Telefónica.
Leia o comunicado da oferta pública da Embratel:
Oferta Pública da Embratel pela NET
Siga as últimas notícias deMercados no twitter