Mercados

NY opera de olho na negociação do Orçamento dos EUA

Tanto o Dow como o S&P-500 haviam fechado em queda nas quatro sessões anteriores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2013 às 15h09.

Nova York - A Bolsa de Nova York opera com os principais índices em direções divergentes, o Dow Jones em leve baixa e o Nasdaq e o S&P-500 em alta modesta. Tanto o Dow como o S&P-500 haviam fechado em queda nas quatro sessões anteriores.

"O mercado parece estar à espera de alguma coisa sobre a qual pensar", disse Coleen Supran, da Bingham, Osborn & Scarborough.

O mercado abriu em baixa, mas melhorou seu desempenho depois da divulgação de dois indicadores: as encomendas de bens duráveis cresceram 0,1% em agosto, quando os economistas esperavam uma queda de 0,6%; as vendas de imóveis residenciais novos cresceram 7,9% em agosto, quando a expectativa era um crescimento de 6,6%.

Traders disseram que as negociações políticas em torno das questões do Orçamento e do limite da dívida do governo dos EUA estão pesando sobre o mercado de ações.

A bancada do Partido Democrata no Senado dos EUA disse que vai apoiar um projeto de lei orçamentária temporária que permitiria que o governo continuasse a funcionar por seis semanas; a Câmara, controlada pelo Partido Republicano, já aprovou um projeto de lei diferente (com grandes cortes nas verbas para programas sociais), o que exigirá negociações para a elaboração de um projeto unificado.

A Câmara também pode discutir nesta quarta-feira, 25, um projeto que eleva o limite legal de endividamento do governo. Na terça-feira, 24, o Departamento do Tesouro disse que só terá condições de manter o governo em funcionamento até 17 de outubro, a não ser que o Congresso eleve o limite de endividamento. "Eu não espero que o governo entre em default. Mas eles só vão tomar uma decisão na última hora, e será um processo enervante até o final", disse Supran.

As ações da Yahoo subiam 1,2% nesta tarde em reação ao informe de que a chinesa Alibaba, da qual a empresa norte-americana tem participação, deverá lançar ADRs em Nova York. As da JC Penney caíam 13,0%, após rebaixamentos de recomendação por vários analistas. As da BlackBerry caíiam 4,5%, ainda em reação ao informe de resultados divulgado na semana passada.

Às 14h09 (pelo horário de Brasília), o índice Dow Jones recuava 4 pontos (0,03%), para 15.329 pontos, o Nasdaq subia 10 pontos (0,27%), para 3.778 pontos, e o S&P-500 avançava 2 pontos (0,12%), para 1.699 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Dow JonesMercado financeiroNasdaqOrçamento federal

Mais de Mercados

Às vésperas da decisão do Copom, Ibovespa opera em queda puxado por commodities

Dez empresas vão disputar 37,5 milhões de barris de petróleo da União

Detalhes sobre contenção de R$ 15 bi, balanço da Microsoft e Caged: o que move o mercado

Petrobras cai até 3% com reação ao plano de compra de 40% de campo de petróleo na Namíbia

Mais na Exame