Mercados

NY melhora depois da divulgação da ata do Fed

Por Renato Martins Nova York - Os principais índices do mercado norte-americano de ações melhoraram depois da divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central americano). Depois de o índice Dow Jones ter passado boa parte do dia oscilando entre pequenos ganhos e perdas, traders disseram que o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2011 às 16h46.

Por Renato Martins

Nova York - Os principais índices do mercado norte-americano de ações melhoraram depois da divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central americano). Depois de o índice Dow Jones ter passado boa parte do dia oscilando entre pequenos ganhos e perdas, traders disseram que o mercado mostrou algum alívio pelo fato de a ata da reunião de 14 de dezembro não ter trazido surpresas.

Os investidores "certamente teriam ficado preocupados se tivesse havido uma mudança súbita na política do Fed", disse Bill Vaughn, gerente de carteira da Evercore Wealth Management. Para ele, foi encorajador para os estrategistas do mercado o fato de o Fed ter caracterizado a economia como em recuperação gradual. Também houve alívio pelo fato de não haver mudanças no programa de afrouxamento quantitativo da política monetária, por meio de compras de títulos do Tesouro.

Na ata, o Fed diz que a melhora da economia dos EUA está entre os fatores para a alta dos juros dos títulos do Tesouro, a qual pode minar os esforços da instituição para estimular a recuperação por meio de taxas de juro baixas. Sobre o programa de afrouxamento quantitativo, os participantes da reunião "em geral sentiram que a mudança na perspectiva não era suficiente para justificar quaisquer ajustes no programa de compras de ativos", diz a ata.

Às 17h40 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 20 pontos (0,18%), para 11.691 pontos; o Nasdaq recuava 9 pontos (0,36%), para 2.681 pontos, e o S&P-500 perdia 2 pontos (0,23%), para 1.268 pontos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ibovespa abre em queda pressionado por índices de NY e inflação no Brasil acima do esperado

IA transforma tarefas em Wall Street, mas profissionais ainda estão céticos

Stellantis tem queda de 48% no lucro líquido do 1º semestre

Balanço da Vale (VALE3), IPCA-15 e PIB dos EUA: o que move o mercado

Mais na Exame