No radar: Westwing e Cruzeiro do Sul estreiam na B3 e o que mais move o mercado
Otimismo volta a reger mercado internacional, enquanto investidores locais seguem preocupados com aumento de gastos com auxílio
Guilherme Guilherme
Publicado em 11 de fevereiro de 2021 às 07h06.
Última atualização em 11 de fevereiro de 2021 às 09h41.
Com estímulos no horizonte e constante queda de novos casos de coronavírus, investidores retomam suas apostas no mercado de ações, com os índices ocidentais em alta na manhã desta quinta-feira, 11. O ainda baixo nível de inflação nos Estados Unidos, revelado na véspera, também gera maior confiança de que os juros americanos irão se manter próximos de 0% por bastante tempo. Já na Ásia algumas das principais bolsas, como a de Xangai e de Seul, estiveram fechadas em função do Ano Novo Lunar.
Conheça o maior banco de investimentos da América Latina e invista com os melhores assessores
Apesar do maior otimismo ter regido as bolsas internacionais nessa primeira metade de fevereiro, o mercado brasileiro tem sofrido para acompanhar o ritmo. Com a iminente renovação do auxílio emergencial no radar, os temores fiscais têm limitado a alta do Ibovespa, que vem de três quedas consecutivas.
Auxílio emergencial
O presidente da Câmara, Arthur Lira , voltou a sinalizar ser favorável à renovação do auxílio na noite de ontem. Em entrevista à BandNews, o deputado chegou a falar em valores entre 200 reais e 300 reais por mês. Para aprová-lo sem descumprir o teto de gastos, segundo ele, a PEC de Orçamento do Guerra pode ser reeditada. O desfecho dessa história, porém, deve ficar para depois do Carnaval.
Setor de serviços
Depois de a forte queda das vendas do varejo terem pressionado os negócios no último pregão, nesta quinta será divulgado o crescimento do setor de serviços. Referente ao mês de dezembro, o mercado espera uma expansão mensal de 0,4% e contração anual de 2,6%. O setor, mais dependente do contato social, tem sido o último a apresentar alguma recuperação da crise do coronavírus.
Pedidos de seguro desemprego
Nos Estados Unidos , o principal indicador econômico do dia serão os pedidos semanais de seguro desemprego. Após o dado ter superado positivamente as estimativas do mercado nas últimas três divulgações, a expectativa é de que o número de pedidos seja o menor desde o início de dezembro, ficando em 757.000.
Westwing e Cruzeiro do Sul
As ações da Westwing (WEST3) e Cruzeiro do Sul (CSED3) estreiam nesta quinta na B3, depois de levantarem 1,162 bilhão de reais e 1,232 bilhão de reais, respectivamente, em oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês). Na última sessão, as ações da Bemobi (BMOB3) estrearam com alta de quase 30% nos primeiros negócios do dia, mas encerraram em queda de 2,73%.
Orizon e Eletromídia
Na fila para entrar na bolsa, nesta quinta, será a vez das empresas Orizon e Eletromídia precificarem suas ofertas. A faixa indicativa da Orizon foi definida entre 20 reais e 27 reais por ação e a da Eletromídia entre 17,81 reais e 23 reais.
Suzano
A Suzano (SUZB3) , maior empresa de papel e celulose do país, registrou lucro líquido de 5,914 bilhões de reais no quarto trimestre, 403% superior ao registrado no mesmo período de 2019. O balanço foi divulgado na noite de quarta-feira, 10. O melhor resultado, segundo a companhia, deriva da variação cambial sobre a dívida e de operações com derivativos.
"A Suzano contrata dívida em moeda estrangeira como hedge natural, uma vez que a geração de caixa operacional líquida é denominada em dólar por sua condição predominantemente exportadora. Essa exposição estrutural permite que a Companhia concilie os pagamentos dos empréstimos e financiamentos em dólar com o fluxo de recebimento das vendas", explica a empresa em balanço.
Na expectativa sobre o resultado, as ações da Suzano subiram mais de 2% na véspera, enquanto o Ibovespa caiu quase 1%.