EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 13 de julho de 2010 às 06h43.
Lisboa - A agência Moody's rebaixou nesta terça-feira a qualificação da dívida soberana portuguesa em dois degraus, passando de "Aa1" até "A1" com perspectiva "estável".
A queda anunciada pela agência de classificação de risco acontece por que "a força financeira do Governo português continuará se debilitando a médio prazo".
Além disso, a Moody's explicou que "as perspectivas de crescimento da economia lusa provavelmente seguirão sendo frágeis, a não ser que as recentes reformas estruturais tenham efeito a médio e longo prazo".
A Moody's tinha avisado em maio sobre a possibilidade de diminuir a qualificação da dívida soberana de Portugal e tinha iniciado então a revisar várias empresas públicas e bancos.
A agência de qualificação argumentava então que o anúncio do alerta se devia à deterioração das finanças públicas portuguesas e aos desafios a longo prazo da economia lusa.
Por sua parte, a Standard & Poor's diminuiu no final de abril a qualificação da dívida soberana de Portugal de "A+" para "A-" e Fitch rebaixou a qualificação da dívida lusa em março de "AA" até "AA-".