Mercados

Moody's coloca oito bancos da Espanha em revisão

A agência de classificação de risco também estendeu suas análises em andamento para sete bancos envolvidos em fusões, para incorporar as novas considerações

Ao mesmo tempo, a Moody's informou que colocou os ratings do Banco CAM em revisão para possível elevação, após o acordo para aquisição pelo Banco Sabadell (Jamie McDonald/Getty Images)

Ao mesmo tempo, a Moody's informou que colocou os ratings do Banco CAM em revisão para possível elevação, após o acordo para aquisição pelo Banco Sabadell (Jamie McDonald/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2011 às 06h57.

Nova York - A agência de classificação de risco Moody's colocou na noite de ontem os ratings de oito bancos da Espanha em revisão para possível rebaixamento, citando a pressão resultante da fraqueza econômica e o risco com os problemas enfrentados pelo mercado imobiliário.

Os bancos envolvidos são: Banco Cooperativo; Banco de Sabadell; Bankia e sua holding Banco Financeiro y de Ahorro; Bankinter, CaixaBank e sua holding La Caixa; Confederación Española de Cajás de Ahorro (CECA); Caja Rural de Granada; Ibercaja Banco; e Lico Leasing. A Moody's também estendeu suas análises em andamento para sete bancos envolvidos em fusões, para incorporar as novas considerações.

A agência afirmou que uma reavaliação da força financeira dos bancos a levou a esperar maiores perdas de unidades expostas ao setor imobiliário espanhol. Uma projeção menor de crescimento para a economia do país também pressiona a habilidade dessas instituições de gerar lucro, segundo a Moody's.

Ao mesmo tempo, a Moody's informou que colocou os ratings do Banco CAM em revisão para possível elevação, após o acordo para aquisição pelo Banco Sabadell.

Nos mês passado a agência informou que estava revendo as dívidas subordinadas e júnior de 87 bancos europeus para possível rebaixamento, afirmando que os problemas com dívidas soberanas na região reduziram a capacidade dos governos de oferecer suporte a essas instituições. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBancosEspanhaEuropaFinançasMercado financeiroMoody'sPiigsRating

Mais de Mercados

A bolsa da América do Sul que pode ser uma das mais beneficiadas pela IA

Ibovespa fecha em queda com incertezas fiscais no radar; dólar sobe para R$ 5,59

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

Mais na Exame