Mercados

Juros: DI sobe com inflação acima do esperado e mercado externo

Segundo economista, a alta de 0,53% da prévia do IPCA para setembro indica que a inflação deve ultrapassar a meta este ano

A alta das bolsas no exterior sugere menor espaço para o Banco Central reduzir juros (Germano Luders / EXAME/EXAME.com)

A alta das bolsas no exterior sugere menor espaço para o Banco Central reduzir juros (Germano Luders / EXAME/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2011 às 10h52.

São Paulo - Os juros nos mercados futuros abriram em alta após a inflação superar estimativas e com a alta das bolsas no exterior sugerindo menor espaço para o Banco Central reduzir juros.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro de janeiro de 2013 subia 3 pontos-base, para 10,67 por cento, às 10:32 enquanto a taxa de janeiro de 2017 avançava 6 pontos, para 11,58 por cento.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 teve alta de 0,53 por cento até meados de setembro, depois de avançar 0,27 por cento em agosto, disse hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em comunicado divulgado em seu website. O número é o mais elevado desde maio e veio acima da projeção mediana de 41 economistas consultados pela Bloomberg, que era de uma aceleração de 0,49 por cento.

“Esse dado de hoje indica que a inflação está muito pressionada e deve estourar o teto da meta este ano”, disse Silvio Campos Neto, economista da Tendências Consultoria, hoje em entrevista por telefone. “Para o ano que vem, a perspectiva é de alguma desaceleração, porém muito pequena.”

A pesquisa Focus divulgada ontem pelo BC mostrou que a previsão para a inflação ao consumidor subiu de 5,66 por cento para 5,71 por cento em 12 meses, de 6,45 por cento para 6,46 por cento em 2011 e de 5,4 por cento para 5,5 por cento em 2012. A projeção para a taxa Selic em 2012 caiu de 11 por cento para 10,75 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresInflaçãoJuros

Mais de Mercados

Não é só o Brasil: Argentina faz maior venda de reservas internacionais em um dia para segurar dólar

Por que a China domina o mercado de carros elétricos? 'Padrinho dos EVs' explica o motivo

Japão evita dar pistas sobre aumento dos juros e vai acompanhar os riscos à economia

Ibovespa ganha fôlego com bancos, Petrobras e Vale e fecha acima dos 121 mil pontos