J.P. Morgan compra ações da Gafisa (GFSA3) após troca de CEO e possível follow-on
Banco americano adquire 5,72% de participação em incorporadora e entra no hall de principais acionistas
Guilherme Guilherme
Publicado em 27 de setembro de 2022 às 09h32.
Última atualização em 27 de setembro de 2022 às 09h38.
Fundos geridos pelo J.P Morgan adquiriram participação de 5,72% na Gafisa (GFSA3), informou a empresa em comunicado desta terça-feira, 27. O investimento, que engloba 2,17 milhões de ações é estimado em cerca de R$ 20 milhões, considerando a cotação de R$ 9,11 do último fechamento.
Ainda de acordo com o comunicado, o J.P. Morgan não possui instrumentos derivativos relacionados às ações da Gafisa ou ativos conversíveis em ações ou que garantam direito na subscrição ou emissão de ações da companhia.
O anúncio da compra de participação relevante pelo J.P. Morgan ocorre um dia após a Gafisa informar o mercado que estuda fazer uma nova oferta pública de ações e menos de um mês após a troca de comando da empresa.
As mudanças ocorreram após a incorporação da Bait pela Gafisa. Carlos Henrique Blecher, que era CEO da Bait, passou a ser CEO da Gafisa, trazendo consigo seus aliados. Gustavo Nunes, um deles, assumiu o cargo de CFO.
Com a compra das ações, o J.P. Morgan passa a ser um dos três principais acionistas da empresa junto com a MAM Asset e Planner, com respectivas participações de 15% e 4,8%.
As ações da Gafisa acumulam cerca de 50% de queda desde o início do ano. As perdas em relação ao período pré-2014 são superiores a 90%.