Mercados

Itaú BBA lista 10 ações para os “órfãos do setor elétrico”

Banco sugere papéis para quem busca opções após a derrocada do setor

Agência do Itaú Unibanco (Germano Lüders/EXAME.com)

Agência do Itaú Unibanco (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2013 às 09h04.

São Paulo – O mercado sempre viu o investidor que aplica no setor elétrico como alguém de perfil defensivo e que busca. Esse perfil, contudo, agora parece coisa do passado com a maioria das empresas listadas passando por um momento ruim na bolsa após o governo anunciar medidas para reduzir as tarifas ao consumidor. 

Os papéis estão voláteis e a garantia de dividendos foi para o espaço com as incertezas sobre as novas renovações das concessões. O Índice de Energia Elétrica (IEE) tem baixa de 7,3% apenas em setembro, enquanto o Ibovespa tem alta de 6% no período.

De olho nesse tipo de investidor, o Itaú BBA preparou uma lista com 10 ações para os “órfãos do setor elétrico”.

“Após as mudanças, os investidores têm procurado por outros nomes capazes de distribuir bons dividendos e por companhias que sejam boas geradoras de fluxo de caixa livre”, explicam Carlos Constantini, Susana Salaru e Pedro Luz Maia, que assinam o relatório.

Juros

Além dos investidores decepcionados com o setor elétrico, o Itaú BBA explica que os papéis também servem àqueles que buscam opções para o cenário de um juro básico da economia (Selic) menor, atualmente em 7,5% ao ano. Desde o início do mais recente ciclo de corte nas taxas, o Banco Central já reduziu a Selic em 500 pontos-base.

“Toda vez que os juros convergem, esperamos que investidores de renda fixa busquem maior duração e rendimento para manter os retornos no mesmo nível. Isso geralmente é obtido ampliando prazos ou partindo para ativos de maior volatilidade. Para a renda variável, isso se traduz em uma busca por pagadoras de dividendos ou geradoras de fluxo de caixa livre”, ressaltam os analistas.

Preferidas

Segundo o Itaú BBA, as 10 ações listas não só são ótimas pagadoras de dividendos, "mas também têm a provável capacidade de distribuir no futuro, devido à forte geração de fluxo de caixa livre". Confira abaixo a lista com as ações escolhidas pelo Itaú BBA e o pagamento em dividendos  em relação ao preço da ação (dividend yield) esperado:

Empresa Código Dividend Yield
Heringer FHER3 5%
Banco do Brasil BBAS3 5,80%
Daycoval DAYC4 6,90%
Valid VLID3 6,40%
AmBev AMBV4 4,70%
Comgas CGAS5 9,20%
Telefônica Brasil VIVT4 9,80%
Direcional DIRR3 4,50%
Metal Leve LEVE3 6,80%
Santos Brasil STBP11 6,90%
Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasQuímica e petroquímicaEmpresas brasileirasSetor de transporteitau-bbaBancosEmpresas espanholasMáquinas e peçasBB – Banco do BrasilServiçosAmbevBebidasEmpresas belgasÁguaTelecomunicaçõesB3bolsas-de-valoresMercado financeiroTelefônicaDividendosValidServiços operacionaisEmpresas alemãsMahleDirecionalComgásEmpresas inglesasSaneamentoSantos BrasilDaycovalEquipamentos e peçasHeringerAnálises fundamentalistasbancos-de-investimentoConstrução civil

Mais de Mercados

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor