Mercados

Irã pede que Arábia Saudita evite aumentar produção de petróleo

Preços do petróleo tipo Brent saltaram para 120 dólares o barril devido às revoltas e à interrupção na distribuição da Líbia

Mirkazemi: "Não há necessidade de aumentar a produção" (Joe Mabel/Wikimedia Commons)

Mirkazemi: "Não há necessidade de aumentar a produção" (Joe Mabel/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2011 às 14h35.

Teerã - O ministro do Petróleo do Irã recomendou que a Arábia Saudita não tome a decisão precipitada de aumentar sua produção de petróleo após as manifestações populares na Líbia, reportou a agência de notícias do governo Irna no domingo.

"A Opep não decidiu organizar um encontro de emergência para discutir o aumento da produção", afirmou Massoud Mirkazemi à Irna, referindo-se à Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

"A Arábia Saudita deveria evitar tomar qualquer decisão precipitada sobre aumentar a produção e deve evitar tomar qualquer decisão a respeito de forma independente... Não há necessidade de aumentar a produção", acrescentou.

Os preços do petróleo tipo Brent saltaram para 120 dólares o barril devido às revoltas e à interrupção na distribuição da Líbia.

Refinarias da Europa compram cerca de 80 por cento das exportações da Líbia da commodity, de cerca de 1,3 milhão de barris por dia, segundo analistas.

Na quinta-feira passada, a Arábia Saudita disse estar conversando com companhias europeias afetadas pela interrupção e disse que estaria apta a cobrir buracos na distribuição.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaArábia SauditaÁsiaEnergiaIrã - PaísLíbiaOriente MédioPetróleo

Mais de Mercados

Boeing inicia demissões para reduzir 10% dos funcionários

Essa small cap “não vale nada” e pode triplicar de preço na bolsa, diz Christian Keleti

Morgan Stanley rebaixa ações do Brasil e alerta sobre ‘sufoco’ no fiscal

Petrobras: investimentos totais serão de US$ 111 bi até 2029 e dividendos vão começar em US$ 45 bi