Mercados

IPO da Locamerica pode movimentar até R$ 573 milhões

O início da negociação dos papéis da empresa na Bovespa está previsto para 20 de abril

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2012 às 09h59.

São Paulo - A Companhia de Locação das Américas (Locamerica) divulgou nesta segunda-feira termos de sua oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês), uma operação que poderá movimentar cerca de 573 milhões de reais e que surge num momento em que o mercado doméstico de ofertas tenta se recuperar.

A empresa de locação de veículos realizará oferta primária e secundária de ações no segmento Novo Mercado da BM&FBovespa. A primeira distribuição envolve 18.181.818 ações ordinárias e a segunda, 12.149.244 papéis atualmente detidos pela BV Empreendimentos e Participações.

A oferta poderá ser elevada em 4.549.659 ações em lote suplementar e outros 6.066.212 papéis em lote adicional.

Segundo os coordenadores da oferta -Itaú BBA (líder), BTG Pactual, Bank of America Merrill Lynch, Banco Votorantim e BB Investimentos-, a faixa de preço esperada para a oferta é de entre 11 e 14 reais.

Com isso, incluindo a eventual venda da totalidade dos lotes suplementar e adicional, e considerando o topo da faixa de preço estimada, a operação poderá movimentar até 573,26 milhões de reais.

A companhia iniciará nesta segunda-feira a série de encontros com potenciais investidores (bookbuilding). O período de reserva das ações ocorre de 10 a 17 de abril, enquanto o preço será fixado no dia 18 deste mês. O início da negociação dos papéis na Bovespa está previsto para 20 de abril.

O anúncio chega num momento em que o mercado doméstico de ofertas tenta retomar fôlego. A última, da Abril Educação, aconteceu há oito meses e foi precificada abaixo do esperado.

Neste ano, as duas companhias que pretendiam captar recursos com uma oferta inicial de ações, a CVC e a Brazil Travel, ambas do setor de turismo, desistiram dos planos devido às condições adversas do mercado.

Apesar disso, o banco BTG Pactual protocolou seu pedido de registro para oferta inicial no início de março, numa das operações mais aguardadas dos últimos anos. Também em março, a fabricante de móveis Unicasa fez pedido de IPO e a produtora de celulose Eldorado solicitou registro de companhia aberta, mas não para oferta de ações.

A Locamerica solicitou registro de empresa aberta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em outubro do ano passado. Na ocasião, a empresa, que foi criada em 1993, apresentou-se como a segunda maior do segmento de locação de veículos e gestão de frotas no país.

O setor de locação de veículos é representado na bolsa pela Localiza, que fez sua estreia no pregão em 2005.

http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

Acompanhe tudo sobre:AçõesIPOsLocamericaMercado financeiroOfertas de ações

Mais de Mercados

Dólar vai subir mais? 3 fatores que explicam para onde vai a moeda

Dólar chega aos R$ 5,70 com mercado repercutindo falas de Lula

Cinco ações para investir no 2º semestre de 2024, segundo o BTG Pactual

Ibovespa tem leve alta, mas dólar volta a fechar na máxima do ano com Campos Neto e Lula no radar

Mais na Exame