Bolsa de NY: o Dow Jones registrou avanço de 0,35 por cento no pregão desta sexta-feira (Spencer Platt/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 8 de fevereiro de 2013 às 19h40.
O índice Nasdaq encerrou em sua máxima em 12 anos e o S&P 500 no maior nível em cinco anos sob fortes indicadores dos Estados Unidos e externos que aumentaram o otimismo sobre a economia.
O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,35 por cento, para 13.992 pontos.. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 0,57 por cento, para 1.517 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,91 por cento, para 3.193 pontos.
Na semana, o Dow Jones acumulou perda de 0,1 por cento, o S&P 500 avançou 0,3 por cento e o Nasdaq registrou oscilação positiva de 0,5 por cento. Foi a sexta semana consecutiva de ganhos do S&P, feito que não ocorre desde agosto.
Dados mostraram que as exportações chinesas cresceram mais do que o esperado, enquanto outro relatório indicou que o déficit comercial dos Estados Unidos recuou em dezembro, sinalizando melhora na demanda mundial.
"Isso pode ter enviado um raio de otimismo", disse o estrategista-chefe de mercado do D.A. Davidson em Lake Oswego, Oregon, Fred Dickson.
O setor tecnológico liderou os ganhos do dia, com o índice de tecnologia do S&P 500 avançando 1 por cento. Ganhos da rede social LinkedIn e da AOL após a publicação de seus respectivos resultados ajudaram o setor.
O mercado tem registrado fortes ganhos desde o início do ano, com o S&P 500 acumulando alta de 6,4 por cento desde 31 de dezembro. Mas o avanço foi mais difícil nos últimos dias, com o fim dos resultados corporativos e menos incentivos no horizonte.
"Eu acho que estamos no meio de uma faixa de negociação, e eu colocaria mais ou menos 5 por cento em torno dela. Fatores fundamentais são mais bem descritos como neutros", completou Dickson.