Mercados

Índices asiáticos caem por preocupação com economia global

Hong Kong - As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa pelo sexto pregão seguido nesta quinta-feira, com investidores reduzindo a exposição a ativos de risco, como ações, por sinais de desaceleração na economia global. O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,42 por cento, marcando a maior série de perdas dos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 09h17.

Hong Kong - As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa pelo sexto pregão seguido nesta quinta-feira, com investidores reduzindo a exposição a ativos de risco, como ações, por sinais de desaceleração na economia global.

O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,42 por cento, marcando a maior série de perdas dos últimos sete meses e voltando a território negativo para o acumulado do ano.

Evidências de uma expansão mundial menor, a campanha de aperto monetário na China, a crise de dívida da zona do euro e os preços ainda altos do petróleo preocupam os investidores de ações e de outros ativos ligados a crescimento, como o dólar australiano.

A moeda se desvalorizava após dados mostrarem uma geração de empregos menor que o previsto na Austrália, reduzindo expectativas de uma elevação dos juros no país.

Profissionais do mercado buscavam acumular posições vendidas em alguns índices asiáticos, como no Hang Seng de Hong Kong. "Pela primeira vez em algum tempo, eu ouço clientes dizendo que estão vendidos ou estão querendo posições vendidas", disse Todd Martin, estrategista de ações asiáticas do Société Générale.

Em Tóquio, o índice Nikkei destoou ao subir 0,19 por cento, ajudado pelas ações baratas e pela compra regular de fundos pelo Banco do Japão.

O mercado de Hong Kong chegou a cair mais de 1 por cento, perto da mínima de março, mas reduziu os declínios para fechar em baixa de 0,23 por cento.

O índice de Seul caiu 0,57 por cento. A bolsa de Taiwan recuou 0,07 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 1,71 por cento. Cingapura encerrou em queda de 0,17 por cento e Sydney fechou com ganho de 0,28 por cento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ronaldinho Gaúcho toca sino da Bolsa de Nova York após se tornar sócio de time nos EUA; veja vídeo

Os planos do novo CEO da Vale: 'senso de urgência' e foco em produtividade

Zamp (ZAMP3) conclui compra da Starbucks Brasil e traz ex-BR Malls para comandar negócio

Ibovespa opera em alta em meio a dados divergentes sobre inflação e emprego dos EUA