Sede da BM&FBovespa, em São Paulo (Gustavo Kahil/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2012 às 15h30.
São Paulo - A Bovespa registrava queda na tarde desta segunda-feira, pressionada pelo clima negativo dos mercados externos, com fracos resultados corporativos reacendendo temores sobre a economia global.
Às 16h16, o Ibovespa tinha queda de 0,3 por cento, a 58.745 pontos. Mais cedo, o índice chegou a subir 0,48 por cento na máxima intradiária, apoiado no avanço de siderúrgicas. O giro financeiro do pregão era de 3,9 bilhões de reais.
As blue chips OGX e Vale pesavam no índice, com queda de 4,17 e 0,31 por cento, respectivamente. O setor financeiro também continuava a exercer pressão negativa sobre o índice, com destaque para Cielo e Bradesco .
No exterior, os mercados acionários recuavam após a Caterpillar, líder mundial na fabricação de tratores e escavadeiras, ter reduzido mais uma vez suas estimativas para 2012 e alertado que a economia global está desacelerando mais rápido do que a empresa esperava.
Em Wall Street, o índice Dow Jones perdia 0,51 por cento e o S&P 500 tinha queda de 0,5 por cento. Mais cedo, o principal índice europeu de ações fechou em queda de 0,4 por cento.