Mercados

Ibovespa volta a subir e Oi é destaque

Ações da Queiroz Galvão Exploração e Produção também subiam após sinal verde da ANP

CVM rejeitou pedidos de representação contra o processo de reestruturação da Tele Norte Leste Participações (Pedro Zambarda/EXAME.com)

CVM rejeitou pedidos de representação contra o processo de reestruturação da Tele Norte Leste Participações (Pedro Zambarda/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2012 às 18h15.

São Paulo – O Ibovespa se recuperava das perdas sofridas no pregão anterior e valorizava 0,67% na máxima do dia, aos 66.267 pontos. O desempenho do principal índice da bolsa na semana deve mesmo ficar próximo do zero a zero, já que, no período, mostra leve queda de 0,07%.

As principais bolsas da Europa exibiam leve alta no início da tarde. Por lá, o tesouro italiano captou hoje um total de 4,5 bilhões de euros, com taxas de juros em queda para a principal emissão efetuada, anunciou o Banco da Itália.

A demanda total chegou a 8,6 bilhões de euros, o que permitiu ao Tesouro - que esperava captar entre 3 e 4,5 bilhões de euros - atingir seu objetivo máximo.

O mercado também repercute a notícia de que outra importante agência de classificação de crédito rebaixou o setor bancário da Austrália. Citando os custos mais elevados de financiamento dos bancos, a Fitch Ratings cortou o rating, em um ponto, do Commonwealth Bank of Australia, do Westpac Banking e do National Australia Bank. Todos tiveram a nota rebaixada de "AA" para "AA-".

A Fitch não mudou sua posição sobre o Australia & New Zealand Banking Group, que já tinha rating "AA-". Os rebaixamentos seguem um movimento similar feito pela agência Standard & Poor's e ocorrem no contexto de uma revisão mais ampla dos maiores bancos australianos sob vigilância da Fitch.

Este vídeo não será exibido em iPad e alguns tablets Android:

/libc/player/liquid3.swf

Oi

As ações da Tele Norte Leste (TNLP3; TNLP4) e Telemar Norte Leste (TMAR3; TMAR5) , empresas do grupo Oi, registravam ganhos superiores a 3% e assumiam a ponta positiva do Ibovespa nesta tarde.

O colegiado da Comissão de Valores Mobiliários rejeitou pedidos de representação contra o processo de reestruturação da Tele Norte Leste Participações. A companhia convocou os acionistas para uma assembleia em 27 de fevereiro para aprovar o processo que reduzirá a atual estrutura do grupo, que inclui três empresas e sete classes de ações, a uma única companhia com uma ação listada em bolsa. Grupos de acionistas minoritários entraram com recurso na autarquia questionando pontos do processo.

A CVM indeferiu todos eles, de acordo com relatório publicado ontem em seu website. Parte dos questionamentos tinha relação com o direito de recesso do processo no caso de ações alugadas.

QGEP

Também na esteira da valorização, as ações ordinárias da Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP3) subiam 1,8% na máxima do dia, negociadas a 14,92 reais.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a transferência à Queiroz Galvão Exploração e Produção de 30% dos direitos de concessão e a operação do Bloco BS-4, na bacia de Santos, anunciou nesta sexta-feira a empresa. "O Bloco BS-4 representa um aumento expressivo no nosso potencial de produção no médio prazo", declarou o diretor de produção, Danilo Oliveira.

O bloco na bacia de Santos tem dois campos de óleo pesado, Atlanta e Oliva, que possuem volume total superior a 2 bilhões de barris de óleo in situ e apresenta potencial de descobertas nas camadas do pré-sal, estando próximo a importantes campos como Libra e Franco, segundo a Queiroz Galvão Participações.
 

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

"O mundo está passando por um processo grande de transformação", diz André Leite, CIO da TAG

Ibovespa fecha em leve alta de olho em relatório bimestral de despesas; dólar cai a R$ 5,57

Ações da Ryanair caem quase 15% após lucro da empresa desabar

Desistência de Biden, relatório de despesas, balanços e juros na China: o que move o mercado

Mais na Exame