Mercados

Ibovespa tem leve alta amparada na Vale, em dia de vencimento

Às 11:21, o índice da bolsa brasileira subia 0,22 por cento, a 68.866pontos. O giro financeiro era de 2,55 bilhões de reais

B3: primeira parte da sessão é marcada por vencimento de opções sobre ações (Germano Lüders/Site Exame)

B3: primeira parte da sessão é marcada por vencimento de opções sobre ações (Germano Lüders/Site Exame)

R

Reuters

Publicado em 21 de agosto de 2017 às 11h42.

São Paulo - O principal índice da bolsa paulista operava em leve alta nesta segunda-feira, rondando o patamar dos 69 mil pontos, com o tom positivo amparado nos ganhos da Vale, mas com investidores evitando grandes apostas à espera de novidades no cenário político local.

A primeira parte da sessão é marcada por vencimento de opções sobre ações, o que pode favorecer alguma volatilidade nos negócios.

Às 11:21, o Ibovespa subia 0,22 por cento, a 68.866pontos. O giro financeiro era de 2,55 bilhões de reais.

Entre as propostas que o governo do presidente Michel Temer tenta emplacar no Congresso Nacional está o refinanciamento de débitos tributários (Refis), a reoneração da folha de pagamento de empresas e a elevação da contribuição previdenciária de funcionários públicos. Além disso, existe a expectativa pela votação em comissão especial nesta semana da proposta da Taxa de Longo Prazo (TLP) para empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

"O governo Temer tem desafios de sobra: em meio à crise política, tenta avançar vários pontos da agenda econômica", escreveram analistas da corretora Guide Investimentos, em nota a clientes.

O exterior também está no radar dos investidores, que aguardam o evento que reúne autoridades de bancos centrais em Jackson Hole, nos Estados Unidos, que começa na quinta-feira. O mercado espera as declarações de membros do Federal Reserve e do Banco Central Europeu, em busca de sinalização sobre o ritmo do processo de normalização da política monetária.

Destaques

- Vale ON subia 1,36 por cento, acompanhando o movimento dos futuros do minério de ferro na China nesta sessão, com o contrato mais negociado fechando em alta de 6,6 por cento.

- Qualicorp ON avançava 1,44 por cento. Como pano de fundo estava o anúncio da empresa, de um novo plano de recompra de ações, para a aquisição de cerca de até 2,85 por cento dos papéis em circulação no mercado.

- Cemig PN caía 1,61 por cento, entre os destaques negativos do Ibovespa, após a empresa oferecer ao governo federal pagar 11 bilhões de reais por quatro usinas cujas concessões venceram, buscando evitar que a União leiloe as concessões em setembro. Para a equipe do BTG Pactual, a Cemig não possui os recursos e teria como opção acelerar o programa de desinvestimento.

- Petrobras PN recuava 0,74 por cento e Petrobras ON tinha baixa de 1,14 por cento, em linha com o movimento dos preços do petróleo no mercado internacional.

- Vulcabras ON, que não faz parte do Ibovespa, avançava 4,87 por cento, após a empresa informar que fará ofertas primárias e secundária de ações.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Dólar abre em alta e bate R$ 6,00 após anúncio de Haddad

Em ritmo intenso de expansão, Fleury compra laboratório em Campinas por R$ 130 milhões

Detalhes sobre o ajuste fiscal, isenção do IR e feriado nos EUA: os assuntos que movem o mercado

Colapso do governo? A crise política que abala os mercados na França