Mercados

Ibovespa deve fechar semana no azul; B2W despenca

Bolsas da Europa apresentavam movimento negativo, após a Espanha sinalizar que vai fixar uma meta de déficit maior

Ibovespa caminha para fechar a semana com alta de aproximadamente 2% (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

Ibovespa caminha para fechar a semana com alta de aproximadamente 2% (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2012 às 20h28.

São Paulo – Com alta de 2,2% no desempenho semanal, o Ibovespa valorizava 0,5% na máxima desta sexta-feira, aos 67.140 pontos.

Já as bolsas da Europa apresentavam movimento negativo, após a Espanha sinalizar que vai fixar uma meta de déficit maior do que a acordada inicialmente com a União Europeia (UE). O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse que a Espanha vai basear seu Orçamento de 2012 em uma meta de déficit de 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB), uma meta mais suave do que o objetivo de 4,4% acertado com a União Europeia.

Além disso, todos os países da União Europeia, à exceção de Reino Unido e República Tcheca, assinaram nesta sexta-feira o pacto fiscal que sela seu compromisso com a disciplina orçamentária. Os chefes de Estado e de Governo de 25 países-membros da UE rubricaram o chamado 'Tratado para Estabilidade, Coordenação e Governança na União Econômica e Monetária' em cerimônia no início do último dia da cúpula europeia.

O tratado representa um 'importante passo para restabelecer a confiança na UE', e também permitirá 'prevenir a repetição da crise da dívida soberana', afirmou o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

/libc/player/liquid3.swf

B2W

As ações ordinárias da B2W (BTOW3) assumiam a ponta negativa do Ibovespa no início desta tarde. Na mínima do dia, os papéis sofriam uma desvalorização de 6%, negociados a 9,93 reais. Nos últimos 12 meses, a empresa perdeu 60,5% de seu valor de mercado na bolsa.

A B2W encerrou o quarto trimestre de 2011 com prejuízo duas vezes maior que o registrado um ano antes, ainda refletindo problemas com logística e prazos de entrega -cenário que se prolongou ao longo de todo o ano passado- e pressionada pelo aumento da concorrência.

A dona dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime teve prejuízo de 28,8 milhões de reais entre outubro e dezembro, comparado a perda de 14,2 milhões no mesmo intervalo de 2010. O prejuízo ficou ligeiramente abaixo da média das previsões de quatro analistas consultados pela Reuters, de perda de 29,8 milhões de reais no período.

No fechado do último ano, a empresa de comércio eletrônico apurou prejuízo de 89,2 milhões de reais, revertendo lucro de 33,6 milhões em 2010.

Lojas Americanas

O mercado também repercute hoje os números da Lojas Americanas (LAME4). Os papéis da varejista registram uma queda de 4,1% na mínima do dia, valendo 17,57 reais.

A Lojas Americanas teve lucro líquido de 180,2 milhões de reais no quarto trimestre, crescimento de 13,5 por cento sobre um ano antes. O resultado ficou em linha com a média das previsões de quatro analistas, de 179,5 milhões de reais, segundo pesquisa da Reuters.

No fechado do ano, a varejista registrou lucro líquido de 340 milhões de reais, avanço de 10 por cento sobre 2010.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Hapvida (HAPV3) vai investir até R$ 600 milhões em novos hospitais em SP e RJ

"O mundo está passando por um processo grande de transformação", diz André Leite, CIO da TAG

Ibovespa fecha em leve alta de olho em relatório bimestral de despesas; dólar cai a R$ 5,57

Ações da Ryanair caem quase 15% após lucro da empresa desabar

Mais na Exame