Mercados

Ibovespa se firma em alta, na contramão de Nova York

As blue chips Petrobras e Vale avançam de forma consistente


	Bovespa: há pouco, o Ibovespa subia 0,91%, aos 57.443,48 pontos
 (Marcos Issa/Bloomberg)

Bovespa: há pouco, o Ibovespa subia 0,91%, aos 57.443,48 pontos (Marcos Issa/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 11h53.

São Paulo - Após uma abertura hesitante, a Bovespa se firmou em alta no pregão desta segunda-feira, 15, na contramão dos índices acionários em Nova York. Há pouco, o Ibovespa subia 0,91%, aos 57.443,48 pontos, neste dia de exercício de opções sobre ações.

As blue chips Petrobras e Vale avançam de forma consistente e, juntamente com os papéis do setor financeiro, conduzem os ganhos da Bolsa paulista nesta manhã.

Petrobras avança 1,73% as ON e 1,89% as PN, enquanto Vale ON e PNA exibem ganho de 1,19% e de 1,23%, nesta ordem, apesar da desaceleração da produção industrial chinesa em agosto. O gigante asiático registrou no mês passado a menor expansão desde a crise financeira de 2008.

Por aqui, no pano de fundo, há expectativa pelo anúncio de medidas de estímulo à indústria. Neste momento, o mercado acompanha o discurso do ministro da Fazenda, Guido Mantega, na abertura do 11º Fórum de Economia da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EESP).

Mais tarde, às 15 horas, o ministro se reunirá com executivos de 20 grandes empresas brasileiras com atuação no exterior no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

Entre as propostas avaliadas, está a redução do Imposto de Renda cobrado sobre o lucro das empresas multinacionais e alterações na cobrança do PIS/Cofins, que seriam feitas no próximo ano, como a simplificação dos dois tributos.

Sobre a corrida presidencial, o Datafolha registrou nesta manhã uma nova pesquisa eleitoral, que pode ser divulgada a partir desta quinta-feira, dia em que deve terminar a coleta, conforme registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O levantamento nacional, encomendado pela TV Globo, vai avaliar as intenções de voto para a Presidência da República, a rejeição dos candidatos e a avaliação do atual governo.

Serão entrevistados 5.362 eleitores, a partir de quarta-feira. Vale lembrar que é esperada para amanhã uma sondagem do Ibope, encomendado pelo Estadão e Rede Globo.

Em Wall Street, as bolsas de Nova York abriram há pouco em baixa, com o Dow Jones em queda de 0,11%, o S&P 500 em baixa de 0,24% e o Nasdaq, declínio de 0,73%.

A agenda econômica está carregada no exterior nesta semana, mas as atenções estão concentradas na reunião de dois dias do Federal Reserve, que termina na quarta-feira, e que será seguida de uma entrevista coletiva da presidente da instituição, Janet Yellen.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Pressão sobre grande investidor pode estar por trás da queda do petróleo, diz Gavekal

Possibilidade de novo acordo traz alívio e Azul sobe 18% na bolsa

Ibovespa fecha em alta com ajuda de Vale e de olho em corte de juros nos EUA; dólar cai

Ajuste de apostas para maior corte pelo Fed, eleições dos EUA e IBC-Br: o que move o mercado