Acompanhe:

Após uma sessão marcada pela cautela na véspera, o Ibovespa hoje fechou com alta. Nesta terça-feira, 5, investidores repercutiram dados que foram divulgados ao longo do dia — sobretudo os vindos dos Estados Unidos. Junto a isso, por aqui, o radar corporativo acompanha a discussão do projeto de privatização da Sabesp (SBSP3), além de possíveis novidades anunciadas pela Vale (VALE3) em seu Investor Day.

Já no início do dia, o IBGE publicou os números do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao terceiro trimestre. Ficando acima do consenso, o indicador apresentou uma alta de 0,1% na comparação trimestral e de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. O mercado projetava uma queda de 0,2% em relação aos três meses anteriores, com alta anual de 1,9%.

Na visão de Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, a surpresa positiva do PIB brasileiro deve fazer com que haja uma nova onda de projeções econômicas. “Houve algumas revisões anteriores, com o segundo trimestre sendo revisto para cima e o primeiro para baixo. De qualquer forma, [os dados de hoje] mostram ainda uma resiliência do setor de serviços — mesmo que a pesquisa de serviço mensal do IBGE tenha trazido outro mês um pouco mais fraco .”

Ibovespa hoje

IBOV: +0,08%, aos 126.903 pontos.

Ainda por aqui, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reiterou que vê o ritmo de queda da Selic como apropriado e que esta é a sinalização para as próximas duas reuniões. “O Banco Central tem adotado postura prudente e entendemos que seguir o ritmo de queda de 0,5 pp é adequado. Entendemos que a batalha da desinflação não está ganha e precisamos perseverar”, disse.

Outros dados que fizeram preço no índice Bovespa — e nas demais ao redor do mundo — são advindos dos EUA. Durante a manhã, foram divulgados os Índices de Gerente de Compras (PMIs, na sigla em inglês) de novembro. O indicador composto ficou estável em 50,7 pontos, enquanto o PMI de serviços saiu de 50,6 em outubro para 50,8 no último mês.

Junto ao PMI, as atenções ficam com os números de oferta de empregos JOLTs. Em outubro, a abertura de postos de trabalho nos EUA caiu para 8,7 milhões ante 9,553 milhões em setembro. O consenso para o JOLTs era de uma oferta de 9,3 milhões de vagas. A leitura representa um recuo de 0,3% na comparação mensal e de 1,1% na anual. 

Junto de outros indicadores que serão divulgados ao longo da semana, esses dados devem balizar a próxima decisão do Federal Reserve (Fed, banco central americano). E a expectativa é de que o órgão não eleve a taxa de juros tão cedo, já que, até o momento, os indicadores estão demonstrando que a atividade econômica do país pode estar efetivamente perdendo força, visto a menor demanda de empregadores e maior oferta de mão de obra.

O que também afetou as bolsas mundiais nesta terça foi a revisão da nota de crédito do governo da China pela Moody's. A agência de rating cortou a perspectiva para o país de  "estável" para "negativa". Para Marcio Riauba, gerente da Mesa de Operações da StoneX, a mudança deve pesar para uma maior aversão ao risco. “A agência alegou que o uso de estímulos fiscais e também a interminável crise imobiliária representam riscos para a economia do país. Isso acaba pesando nos emergentes, com os emergentes [índice MSCI Emerging Markets] ficando negativo em 0,21% durante a manhã.”

No radar corporativo, a Vale (VALE3) realizou nesta terça-feira o seu Investor Day. Antes da abertura do mercado, a mineradora divulgou a previsão de produção de minério de ferro entre 310 e 320 milhões de toneladas em 2024. Ainda assim, os papéis VALE3 fecharam com queda de 0,93%, acompanhando a cotação da matéria-prima, que na bolsa de Dalian, na China, caiu 0,36%. Outra blue chip a acompanhar a queda da sua commodity foi a Petrobras (PETR4), que recuou 0,46%, junto com o barril do Brent que teve baixa de 1,06%. Os papéis PETR3 também caíram 0,74%.

Entre as maiores altas do dia, destaque para as companhias sensíveis aos juros e que são mais impactadas com os movimentos macroeconômicos. “O setor varejista pode ter se beneficiado da perspectiva de aumento do consumo, especialmente com dados econômicos positivos do PIB. O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) está se destacando nesse cenário”, diz Vinicius Moura, economista e sócio da Matriz Capital. Outro fator que favoreceu a companhia foram os rumores de uma proposta “na mesa do alto escalão” — fato que não foi confirmado pela companhia.

Entre as quedas do Ibovespa hoje, destaque para a BRF (BRFS3) que passou a maior parte do pregão na lanterna — e fechou como a terceira maior desvalorização do dia. “Empresas do setor de alimentos podem ser afetadas por custos de produção, variações no mercado de commodities ou outras questões operacionais. Outra queda é de MRFG3 (Marfrig). Setores de processamento de carne também podem ser impactados por custos de produção, flutuações nos preços das commodities e desafios operacionais”, diz Moura.

Por fim, será retomada hoje a discussão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) do projeto de lei que autoriza o governo Tarcísio de Freitas a privatizar a Sabesp (SPBSP3). No último dia 22 de novembro, o projeto foi aprovado nas comissões por 27 votos favoráveis e oito contrários. A expectativa é de que a votação da desestatização da companhia paulista aconteça a partir de amanhã, 6.

Dólar hoje

O dólar fechou em queda nesta terça-feira. A moeda americana caiu 0,45%, a R$ 4,926. Na segunda, o dólar fechou em alta de 1,39%, cotado a R$ 4,949.

Maiores altas do Ibovespa

  • Pão de Açúcar (BHIA3): +12,32%
  • CVC (CVCB3): +7,81%
  • Magazine Luiza (MGLU3): +7,00%

Maiores quedas do Ibovespa

  • Raízen (RAIZ4): -5,46%
  • Vibra (VBBR3): -5,26%
  • BRF (BRFS3): -4,10%

Como é calculado o índice Bovespa?

Principal índice de ações da bolsa brasileira, a B3, o Ibovespa é calculado em tempo real, baseado na média do desempenho dessa carteira teórica de ativos, cada uma com seu peso na composição do índice. 

Funcionando como um termômetro do desempenho consolidado das principais ações para o mercado, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Por isso, se o IBOV está em 100.000 pontos, isso quer dizer que o preço da carteira teórica das ações mais negociadas é de 100.000 reais.

Que horas abre e fecha a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 18h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 18h25 e 18h45. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Confira as últimas notícias de Invest:

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Quem foi Charlie Munger, homenageado em carta anual de Warren Buffett
seloMercados

Quem foi Charlie Munger, homenageado em carta anual de Warren Buffett

Há 6 horas

Os "negócios maravilhosos" para investir, segundo Warren Buffett
seloMercados

Os "negócios maravilhosos" para investir, segundo Warren Buffett

Há 10 horas

Petrobras: produção de Mero vai chegar a quase 600 mil barris diários de produção
seloMercados

Petrobras: produção de Mero vai chegar a quase 600 mil barris diários de produção

Há 11 horas

Recessão nos EUA parece cada vez mais distante, diz ex-diretor do BC
seloMercados

Recessão nos EUA parece cada vez mais distante, diz ex-diretor do BC

Há 13 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais