Operadores na Bovespa: às 11h39, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,01 por cento, a 54.598 pontos (Germano Lüders/EXAME)
Da Redação
Publicado em 11 de julho de 2014 às 11h52.
São Paulo - A bolsa brasileira operava quase estável nesta sexta-feira, em linha com as bolsas dos Estados Unidos e com investidores realizando lucros em alguns papéis após o Ibovespa registrar a maior alta em um mês na véspera.
Às 11h39, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,01 por cento, a 54.598 pontos. O giro financeiro do pregão era de 1,16 bilhão de reais.
As ações da Petrobras apareciam entre as maiores pressões negativas sobre o índice, na esteira da alta de 4,5 por cento do papel preferencial da petroleira na véspera. O mercado se animou na quinta-feira com a perspectiva de que a derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo possa influenciar o rumo das eleições presidenciais de outubro.
"O mercado devolve um pouco a alta de ontem, quando ficou muito otimista, e realiza antes do fim de semana. Ninguém quer ficar exposto e tem muitos dados para sair dos EUA na semana que vem, de atividade e de inflação", disse o operador Pedro Arantes, da corretora BGC Liquidez.
Itaú Unibanco, Bradesco e Vale também puxavam o mercado para baixo.
Investidores, contudo, continuavam especulando sobre as próximas pesquisas eleitorais. Levantamento Sensus de intenções de voto foi registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com divulgação prevista para a partir da próxima terça-feira.
Na ponta positiva do Ibovespa, a operadora de telecomunicações Oi se sobressaía com alta acima de 10 por cento para suas ações, depois do tombo 14 por cento da véspera.
Os papéis da Oi vêm refletindo nos últimos dias as incertezas por conta de riscos de crédito, após a Portugal Telecom, com quem a operadora brasileira está em processo de fusão, comprar notas promissórias da RioForte, da Espírito Santo International.
Mas o Banco Espírito Santo, que faz parte da rede de empresas controladas pelo clã Espírito Santo, tranquilizou o mercado nesta sexta-feira, afirmando que tem exposições avaliadas em 1,15 bilhão de euros, e que acredita ter reservas suficientes para absorver quaisquer perdas. Por sua vez, a ação do Grupo Pão de Açúcar (GPA) operava em leve queda.
A varejista divulgou mais cedo as vendas do segundo trimestre. Fora do Ibovespa, a ação da empresa de shoppings Multiplan avançava, respondendo a dados de vendas do segundo trimestre. As vendas totais em shoppings da Multiplan subiram 15,2 por cento na comparação anual.