Ibovespa registra alta de 13% em 2012 (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)
Da Redação
Publicado em 30 de março de 2012 às 14h15.
São Paulo – O Ibovespa operava em leve queda de 0,27%, aos 64.694 pontos, neste último pregão de março. Com este ritmo, o principal índice da bolsa brasileira caminha para encerrar o mês com uma desvalorização de 1,70%.
As principais bolsas de valores da Europa registravam leves ganhos. A zona do euro aumentou o limite combinado de empréstimo dos dois fundos de resgate para 700 bilhões de euros nesta sexta-feira, ante 500 bilhões de euros anteriormente, segundo afirmaram ministros das Finanças do bloco em um documento.
Os 700 bilhões de euros serão formados por 500 bilhões de euros do fundo de resgate permanente, o Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês), e por 200 bilhões comprometidos sob os programas de resgate já existentes para Grécia, Irlanda e Portugal do temporário Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, na sigla em inglês).
Oi
As ações do Grupo Oi operavam em alta no início desta tarde. Os papéis da Telemar (TNLP3), por exemplo, subiam 4%, negociados a 27 reais. Em 2012, a valorização destes papéis atinge 26%.
A empresa divulgou nesta sexta-feira que sofreu uma queda anual de 80% no lucro líquido do quarto trimestre, para 141 milhões de reais, com redução de receita e em meio aos esforços para simplificar sua estrutura societária.
A companhia, que obteve aprovação de acionistas em fevereiro para a reorganização que diminuirá o número de empresas listadas na bolsa de três para uma e o número de classes de ações de sete para duas, divulgou números pro-forma, como se o processo tivesse ocorrido no fim do ano passado. A empresa teve lucro anual de 1 bilhão de reais, queda ante os 1,971 bilhão de 2010. O resultado será base para o cálculo dos dividendos de 2011, informou a empresa em comunicado.