Mercados

Ibovespa avança mais de 2% na volta do Carnaval

Com ajuda externa e em dia de vencimentos e ajustes, o principal índice de ações da B3 segue o tom positivo no exterior

Ibovespa: a sessão mais curta desta Quarta-feira de Cinzas também é marcada pelo vencimento dos contratos de opções sobre o Ibovespa e de contrato futuro do índice. (Germano Lüders/Exame Hoje)

Ibovespa: a sessão mais curta desta Quarta-feira de Cinzas também é marcada pelo vencimento dos contratos de opções sobre o Ibovespa e de contrato futuro do índice. (Germano Lüders/Exame Hoje)

R

Reuters

Publicado em 14 de fevereiro de 2018 às 14h20.

São Paulo - O principal índice de ações da B3 avançava nesta quarta-feira, na volta do feriado do Carnaval, seguindo o tom positivo no exterior e com algumas ações ajustando-se ao movimento de seus ADRs nos últimos dois dias, quando não houve negociação no pregão brasileiro.

Às 13:46, o Ibovespa subia 2,58 por cento, a 82.989,50 pontos. O volume financeiro somava 1,83 bilhão de reais.

A sessão mais curta desta Quarta-feira de Cinzas também é marcada pelo vencimento dos contratos de opções sobre o Ibovespa e de contrato futuro do índice.

No exterior, o mercado ameaçou azedar após a divulgação de dados de inflação ao consumidor nos Estados Unidos mais fortes do que o esperado, que adicionaram preocupações sobre uma alta mais rápida do que o esperado nas taxas de juros norte-americanas. Mas, nas bolsas, a pressão negativa já arrefecia.

O Departamento do Trabalho dos EUA informou nesta quarta-feira que o índice de preços ao consumidor subiu 0,5 por cento no mês passado. Economistas projetavam alta de 0,3 por cento; em dezembro, a alta havia sido de 0,2 por cento.

Em Wall Street, o S&P 500 caiu 0,5 por cento na mínima até o momento, mas retomou o terreno positivo já visto no começo da semana quando a B3 não operou e registrava acréscimo de 0,4 por cento. Na Europa, após fraquejar momentaneamente, o FTSEurofirst 300 ganhava 1 por cento.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiam 2,3 e 1,8 por cento, respectivamente, em meio a ajustes ADRs (recibo de ação negociado nos Estados Unidos) da companhia na segunda e terça-feira e com o petróleo buscando melhorar no mercado externo após abertura mais negativa nesta sessão.

- VALE tinha acréscimo de 4,3 por cento, também comajustes ao comportamento de seus ADRs em Nova York no começo da semana e ainda beneficiada pela alta dos preços do minério de ferro à vista na China.

- CSN avançava 4,9 por cento, capitaneando os ganhos entre siderúrgigas listadas no Ibovespa. USIMINAS PNA ganhava 4,2 por cento e GERDAU PN subia 4,1 por cento.

- ITAÚ UNIBANCO PN apreciava-se 3,1 por cento, também influenciando a direção do Ibovespa, com o setor bancário como um todo no azul. BRADESCO PN subia 1,3 por cento, BANCO DO BRASIL ganhava 1,8 por cento e SANTANDER BRASIL valorizava-se 3 por cento.

- CCR perdia 0,4 por cento, uma das poucas quedas do Ibovespa.

Acompanhe tudo sobre:B3CarnavalIbovespa

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame