A administração da HRT havia proposto a razão de 30 papéis para 1 (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 25 de junho de 2014 às 08h05.
São Paulo - Os acionistas da petroleira HRT aprovaram o grupamento de ações da companhia na razão de 10 para 1, em proporção menor do que a proposta pela administração, conforme fato relevante divulgado pela empresa no fim da terça-feira.
Em maio, a administração da HRT havia proposto que o grupamento ocorresse na razão de 30 papéis para 1.
Na época, a empresa afirmou que a investida seguia preocupação das principais bolsas do mundo em manter o preço das ações entre 20 e 30 unidades monetárias. Na sessão da véspera, a ação da companhia fechou o pregão cotada a 1,05 real.
Segundo a HRT, a configuração aprovada em assembleia realizada na véspera foi proposta por acionista da companhia, mostrando-se "mais adequada ao seu contexto atual".
O grupamento na razão de 10 para 1 também valerá para as global depositary shares (GDSs) da empresa, informou a HRT, acrescentando que será mantida a razão de 2 GDSs para cada ação ordinária até então em vigor.
As ações e GDSs da HRT passarão a ser negociadas de forma agrupada a partir do dia 4 de agosto, sendo que os acionistas terão até o dia 1o do mesmo mês para vender ou comprar papéis visando a eliminação de frações de ações.
Após esse prazo, o conjunto de frações será vendido por meio de um leilão em bolsa, com o valor resultante sendo creditado aos detentores dos ativos.
Após o término do processo, a companhia passará a contar com 29.746.675 ações ordinárias emitidas e em circulação e cerca de 11.809.030 GDSs, disse a HRT.