Exame Logo

Fitch mantém rating da Klabin, com perspectiva negativa

A posição consistentemente forte da liquidez da Klabin é um fator positivo no ratings da companhia, afirmou a agência de classificação de riscos

Fitch: avaliação em escala nacional da Klabin ficou em AA(bra), com perspectiva estável (Brendan McDermid/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 15h50.

São Paulo - A agência de classificação de riscos Fitch manteve o rating em moeda estrangeira e local da Klabin em BBB-, com perspectiva negativa.

A avaliação em escala nacional da empresa também ficou em AA(bra), com perspectiva estável.

Veja também

De acordo com a Fitch, a manutenção dos ratings reflete "a posição de liderança da empresa no setor de embalagens, a grande base florestal que lhe proporciona uma estrutura de baixo custo de produção, assim como o elevado grau de integração vertical, o que aumenta a flexibilidade do produto na competitiva, mas fragmentada indústria de embalagens. A posição consistentemente forte da liquidez da Klabin também é um fator positivo no ratings da companhia", afirmou.

A perspectiva negativa do rating internacional da Klabin diz respeito à expectativa de que a alavancagem vai aumentar como resultado de altos investimentos da empresa ao longo dos próximos três anos, com destaque para a construção de uma fábrica de celulose.

Embora o financiamento do complexo reunirá "dívida e capital próprio, durante a fase de construção, a Fitch estima que a alavancagem líquida da empresa será superior a 4,0 vezes, o que é fraco para a categoria de rating".

Se o real se fortalecer consideravelmente em relação ao dólar durante este período de tempo, o fluxo de caixa da empresa pode enfraquecer em relação às atuais expectativas da Fitch e a alavancagem líquida pode se aproximar de 5,0 vezes, o que pode resultar em um rebaixamento de ratings, afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFitchKlabinMadeiraMercado financeiroPapel e CeluloseRating

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame