Exame Logo

Facebook, Oi e Natura agitaram a semana; veja os destaques

O Ibovespa fechou a semana em alta de 1,69%; pregão encerrou mais cedo nesta sexta-feira

Semana em alta (Dado Galdieri/Bloomberg)

Karla Mamona

Publicado em 4 de julho de 2014 às 14h52.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h08.

São Paulo - A semana foi mais curta para o investidor. Além do jogo da seleção brasileira contra a Colômbia, as bolsas americanas não abriram por causa do feriado de independência dos Estados Unidos.No Brasil, o Ibovespa fechou em alta de 1,69%. Veja os principais acontecimentos da semana.
  • 2. Tombo da Oi

    2 /12(Marcelo Correa/EXAME)

  • Veja também

    Os papéis da Oichegaram a liderar as perdas do Ibovespano começo da semana. A desvalorização acompanhou a queda de 10% dos papéis de sua parceira, a Portugal Telecomque sofreu a maior baixa registrada nos últimos em 17 anos.A companhia portuguesa continua pressionadas pelos potenciais efeitos nocivos do investimento na dívida do Grupo Espírito Santo. A Portugal Telecom investiu em notas promissórias da Rioforte, do Grupo Espírito Santo. As ações da Oi fecharam a semana em queda de 11,44%.
  • 3. Nasce uma gigante

    3 /12(Divulgação)

  • Os acionistas da Kroton e da Anhangueraaprovaram a fusão das duas companhias. Com isso, surge o maior grupo de educação do mundo, com valor de mercado estimado em 22 bilhões de reais. Na nova empresa, a Kroton terá 66% do capital. Desde sexta-feira, as ações das duas companhias passam a ser negociadas em conjunto, com o código da Kroton na BM&F Bovespa. Na semana, os papéis da Kroton fecharam em queda de 1,37%. As ações da Anhanguera deixa de ser negociadas.
  • 4. Empurrão chinês

    4 /12(Meireles Jr./Divulgação)

    As ações da Vale ganharam fôlego esta semana fechando em alta de 6,68%. O otimismo se deve aos dados divulgados pela China. A atividade do setor de serviços da China expandiu no ritmo mais rápido em 15 meses em junho, segundo a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do HSBC/Markit. O indicador reforça os sinais de que a economia está se estabilizando.
  • 5. Perdas bilionárias

    5 /12(Tomohiro Ohsumi/Bloomberg News)

    A suspensão de contratos firmados entre a Petrobras e a holandesa SBM Offshore - fornecedora de plataformas acusada de pagamento de propina a funcionários da estatal - pode reduzir em 15 bilhões de dólares o lucro líquido da petrolífera entre 2014 e 2018. Na semana, os papéis da companhia fecharam em alta 1,57%.
  • 6. Curtiu?

    6 /12(Jonathan Leibson/Stringer)

    O Facebook anunciou a compra da LiveRail, companhia de tecnologia de publicidade. Os detalhes financeiros da operação não foram divulgados. De acordo com comunicado, a LiveRail vai ajudar o Facebook principalmente nos anúncios publicitários de vídeos.
  • 7. Sobe e desce radical

    7 /12(Divulgação/GoPro)

    As ações da fabricante de câmeras, GoPro, chegaram a afundar 14% na quarta-feira, sendo negociadas a 43 dólares. A queda aconteceu após uma disparada dos papéis da empresa desde seu IPO, que ocorreu no dia 26 de junho. De lá para cá, as ações chegaram a valorizar 108%. Atualmente, o valor de mercado da GoPro na bolsa americana Nasdaq é de 5,35 bilhões de dólares.
  • 8. Mais diversificada

    8 /12(Divulgação/Natura)

    A Natura ampliou seu portfólio e incluiu itens de moda e decoração. Entre os itens de moda, a Natura oferece roupas, lingerie, bolsas, bijuteria, lenços, óculos escuros e sapatos. Já os objetos de decoração vão desde almofadas a guardanapos. Os produtos são oferecidos exclusivamente na rede Natura, na qual cada consultora possui sua própria página de vendas na internet. Na semana, os papéis da companhia fecharam em de 1,2%.
  • 9. Investimento imobiliário

    9 /12(Divulgação)

    O grupo CB, que pertence ao empresário Michael Klein, anunciou a compra de todas as cotas do fundo de investimento imobiliário da BR Properties, que pertence ao BTG Pactual, de André Esteves. A operação foi fechada por 418,5 milhões de reais. Na semana, os papéis da BR Properties fecharam em alta de 0,91% e o BTG recuaram 1,28% na Bolsa.
  • 10. Nova parceria

    10 /12(ARQUIVO)

    A Cielo e a Smiles fizeram uma parceria estratégica para oferecer aos varejistas o acúmulo, o resgate e a consulta de milhas do programa de fidelidade por meio das máquinas da Cielo. Ambas estimam que cerca de 700 mil varejistas ofereçam o programa de fidelidade aos seus clientes em cinco anos. O contingente representa metade da base ativa de 1,4 milhão de máquinas da Cielo. Na semana, os papéis da Cielo acumulam perdas de 1,74% e a Smiles de 18,33%.
  • 11. Planos ambiciosos

    11 /12(Getty Images)

    A Anima Educação pretende começar a oferecer ensino a distância no próximo ano, enquanto mantém conversas para novas aquisições de instituições de ensino superior com marcas reconhecidas regionalmente, após ter comprado a Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, em abril. Na semana, os papéis recuaram 2,92%.
  • 12. Veja agora as empresas que mais cresceram na Bolsa no 1º semestre

    12 /12(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:3GAnhanguera EducacionalAnimaBR PropertiesBrasil TelecomCapitalização da PetrobrasCieloCogna Educação (ex-Kroton)CombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas brasileirasEmpresas de internetEmpresas estataisEmpresas portuguesasempresas-de-tecnologiaEstatais brasileirasFacebookIndústriaIndústria do petróleoindustria-de-cosmeticosInternetMineraçãoNaturaOiOperadoras de celularPETR4PetrobrasPetróleoRedes sociaisServiçosservicos-financeirosSetor de educaçãoShopping centersSiderúrgicasTelecomunicaçõesTelemarVale

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mercados

    Mais na Exame