Mercados

Facebook deve realizar IPO no primeiro semestre

Segundo analistas, empresa pode arrecadar cerca de 100 bilhões de dólares com a venda de ações

Atualmente, o Facebook sofre pressão da Comissão de Seguros e Trocas dos EUA para divulgar quantos investidores possui. O limite para uma empresa privada são 500 (Getty Images)

Atualmente, o Facebook sofre pressão da Comissão de Seguros e Trocas dos EUA para divulgar quantos investidores possui. O limite para uma empresa privada são 500 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2011 às 10h26.

São Paulo - O Facebook deve realizar sua IPO (oferta inicial de ações) no primeiro semestre de 2012, segundo Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e um dos principais investidores da empresa de Mark Zuckerberg.

"Abrir o capital iria beneficiar Facebook de muitas maneiras. Uma delas seria por meio de mais dinheiro para fazer aquisições. Eu imagino que em algum momento, no primeiro semestre do próximo ano, Mark vai se engajar no processo de IPO", afirmou o executivo ao jornal The Sunday Telegraph.

Atualmente, o Facebook sofre pressão da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para divulgar quantos investidores possui. O limite para uma empresa privada são 500.

Zuckerberg tem até o final de abril para fazer os arquivamentos necessários a fim de dar início ao processo de IPO. Segundo analistas, a empresa pode arrecadar até 100 bilhões de dólares com a venda de ações, o que a colocaria como a maior IPO de uma empresa de tecnologia já realizada.

“O Facebook tem adiado sua abertura por um longo tempo. O padrão há dez anos era se lançar na bolsa assim que você podia. O modelo agora prevê construir um monte de inércia em torno de seu negócio antes da oferta, e o Facebook tem feito isso. Isso levará a um IPO de alta tensão com uma avaliação sólida", apontou Hoffman, que também possui ações da Zynga e do Groupon.

Acompanhe tudo sobre:AçõesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetIPOsMercado financeiroRedes sociais

Mais de Mercados

Bloqueio de R$ 15 bi e corrida eleitoral americana: os assuntos que movem o mercado

A bolsa da América do Sul que pode ser uma das mais beneficiadas pela IA

Ibovespa fecha em queda com incertezas fiscais no radar; dólar sobe para R$ 5,59

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Mais na Exame