Bitcoin: valorização de mais de 170% no ano (Mark Blinch/Reuters)
Rita Azevedo
Publicado em 24 de junho de 2017 às 06h00.
Última atualização em 24 de junho de 2017 às 06h00.
São Paulo -- A bitcoin, moeda virtual mais conhecida entre os investidores, vive um dos melhores momentos desde sua criação, em 2009. Só neste ano, ela acumulou ganhos de mais de 170% e atingiu cerca de 41 bilhões de dólares em valor de mercado (entenda alguns dos motivos para a valorização).
Um gráfico do site HowMuch.net mostra, no entanto, que por maior que seja o entusiasmo com a criptomoeda, ela ainda tem um longo caminho para ganhar relevância.
Eles colocaram em perspectiva quanto vale todo o "dinheiro" do mundo separando, por exemplo, o dinheiro que está na mãos das pessoas, as ações em bolsa, o ouro e a bitcoin. Você vê o resultado na imagem abaixo.
Como mostra o gráfico, o maior círculo é de todo o dinheiro no mundo, que chega a 83,6 trilhões de dólares, incluindo o que está nos bancos. O segundo maior é de todas as ações negociadas em bolsas no mundo, que somam 66,8 trilhões de dólares,
Em seguida, aparece o dinheiro "físico", ou seja, aquele que está nas mãos das pessoas. O montante é de 31 trilhões de dólares.
O ouro, cuja cotação foi ultrapassada neste ano pela bitcoin, aparece em quarto lugar, com 8,2 trilhões de dólares em valor de mercado, enquanto o dólar em circulação chega a 1,5 trilhão de dólares.
A bolha seguinte é da Apple, avaliada em cerca de 730 bilhões de dólares, seguida da Amazon, com 402 bilhões de dólares.
A seguir, aparece a soma de todas as criptomoedas existentes (veja mais sobre elas), que chega a 100 bilhões de reais. O valor, correspondente ao PIB do Marrocos, é pouco mais do que tem Bill Gates -- dono de um patrimônio líquido de 86 bilhões de dólares e do título de homem mais rico do mundo.
Larry Page, co-fundador do Google por si só vale toda a bitcoin circulando por aí, ou seja, 41 bilhões de dólares.