Mercados

Espanha capta € 4,79 bilhões com taxas em baixa

O país, sob pressão dos mercados e de alguns sócios europeus para que solicite um resgate financeiro, negociou os títulos a 10 anos com juros de 5,666%

Bandeira da Espanha em Madri, capital do país (Andrea Comas/Reuters)

Bandeira da Espanha em Madri, capital do país (Andrea Comas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2012 às 07h44.

Madri - A Espanha conseguiu captar 4,799 bilhões de euros nesta quinta-feira em uma emissão de títulos a médio e longo prazo, com taxas de juros em queda na operação a 10 anos, considerada um termômetro da confiança dos investidores.

O país, sob pressão dos mercados e de alguns sócios europeus para que solicite um resgate financeiro, negociou os títulos a 10 anos com juros de 5,666%, abaixo do rendimento de 6,647% oferecido na emissão de 2 de agosto.

O Tesouro espanhol aproveitou o momento de calma e a grande demanda (8,6 bilhões de euros) para captar além da margem prevista inicialmente (3,5 a 4,5 bilhões de euros).

Mas foi prudente ao captar mais em títulos com vencimentos em três anos (3,94 bilhões) que em 10 anos (859 milhões), que podem ser mais arriscadas.

A emissão a 10 anos é um teste para a Espanha, que tenta comprovar se o mercado ainda confia no país. A operação foi considerada um sucesso, já que os juros ficaram abaixo da barreira simbólica de 6%, marca considerada insustentável a longo prazo.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsMercado financeiroCrise econômicaCrises em empresasEspanhaJurosTítulos públicos

Mais de Mercados

GM sente queda na produção de elétricos, mas lucro aumenta no 4º tri

Chinesa compra quase um terço do capital da Puma e ação dispara 10%

Adani e Embraer firmam parceria para fabricar aviões na Índia

Prévia da inflação, trabalho e confiança nos EUA: o que move os mercados