Eneva (ENEV3) dispara 7% na bolsa após certificação e balanço
Números não empolgam analistas que, ainda assim, mantém recomendação de compra para ação
Beatriz Quesada
Publicado em 16 de maio de 2022 às 14h53.
Última atualização em 16 de maio de 2022 às 15h09.
As ações da Eneva (ENEV3) saltam perto de 7% na bolsa nesta segunda-feira, 16, com investidores reagindo à nova certificação da empresa. Nesta manhã, a empresa de energia anunciou que suas reservas de gás natural na Bacia do Amazonas – de 14,8 bilhões de m³ – foram certificadas pela consultoria independente Gaffney, Cline & Associates (GCA).
A certificação pode destravar valor para a empresa no mercado de gás, que é um dos focos dos analistas para a recomendação de compra da ação.
“Apesar dos lucros fracos esperados no primeiro trimestre, acreditamos que as oportunidades de crescimento provavelmente continuarão sendo o principal fator para as ações. Em nossa opinião, a Eneva está bem posicionada para capturar oportunidades no mercado de gás de rápido crescimento do Brasil”, informou o relatório do BofA.
A empresa apresentou seu balanço do primeiro trimestre de 2022 na última sexta-feira, com números classificados como “fracos” por analistas. A Eneva teve lucro líquido de R$ 184,4 milhões entre janeiro e março deste ano, queda de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a receita líquida atingiu R$ 759 milhões no primeiro trimestre, uma redução de 20,2% na comparação com igual etapa de 2021.
Apesar do resultado não ter empolgado, o Bank of America (BofA) e o BTG Pactual (do mesmo grupo controlador da EXAME), mantêm recomendação de compra para o papel.