Mercados

Em dia fraco, Vale e OGX puxam recuperação da Bovespa

Investidores voltaram a comprar ações da mineradora Vale e da petrolífera OGX após as expressivas quedas recentes


	O Ibovespa subiu 1,6 %, a 45.763 pontos, após ter perdido mais de 5 % nas últimas quatro sessões
 (Getty Images)

O Ibovespa subiu 1,6 %, a 45.763 pontos, após ter perdido mais de 5 % nas últimas quatro sessões (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2013 às 18h26.

São Paulo - Apesar do fraco volume de negócios, a Bovespa teve um dia de recuperação nesta quinta-feira, com investidores voltando a comprar ações da mineradora Vale e da petrolífera OGX após as expressivas quedas recentes.

O Ibovespa subiu 1,6 %, a 45.763 pontos, após ter perdido mais de 5 % nas últimas quatro sessões. O giro financeiro do pregão foi de 4,67 bilhões de reais, com a liquidez comprometida devido ao feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos.

"O desempenho do Ibovespa foi contagiado positivamente pelo bom desempenho das bolsas europeias", disse o estrategista-chefe Pedro Galdi, da SLW Corretora. "Mas o comportamento do mercado amanhã vai ser ditado pelo payroll americano."

O alívio das preocupações com as tensões políticas em Portugal e declarações do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, indicando que as taxas de juros da região serão mantidas na mínima histórica por período prolongado e poderão cair ainda mais animaram os mercados europeus.

Mas investidores seguem na expectativa pelo relatório mensal de emprego dos EUA, que será divulgado na sexta-feira às 9h30 (horário de Brasília), em busca de sinais sobre o futuro programa de estímulos pelo banco central do país.

Nesta quinta-feira, as ações Vale foram a principal contribuição positiva para o Ibovespa. A mineradora recuperou terreno após ter anunciado na véspera que obteve licença para instalação do projeto Serra Sul, no Pará, maior empreendimento da sua história.

Além de aliviar preocupações sobre a falta de crescimento da companhia, analistas do Bank of America Merrill Lynch avaliaram que o anúncio contribuiu para a "percepção de que a gestão continua a entregar resultado, focando em crescimento e retornos."

A OGX, petroleira do empresário Eike Batista, também mostrou recuperação, após ter afundado quase 60 % nos últimos cinco pregões, diante do pessimismo do mercado com as perspectivas para as empresas do grupo EBX, de Eike Batista.

O desmembramento do grupo de petróleo, energia, portos, navios e mineração de Eike começou nesta quinta-feira, com o anúncio de que empresário saiu da presidência do Conselho de Administração da empresa de energia MPX.


Após as fortes quedas recentes da Bovespa, analistas do Morgan Stanley avaliaram em relatório que o mercado local ficou "excepcionalmente sobrevendido", o que motivou o banco a elevar sua recomendação para as ações do país nesta quinta-feira para "equalweight" (neutro), de "underweight" (venda).

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresEmpresasGás e combustíveisIbovespaIndústria do petróleoMercado financeiroOGpar (ex-OGX)Petróleo

Mais de Mercados

“Não tente acertar o futuro”: a lição de Howard Marks a investidores brasileiros

“Continuamos acreditando que o governo vai fazer o certo”, diz CEO do Santander

Ibovespa vira e fecha em queda pressionado por NY

Balanço do Santander, PMI dos EUA e da zona do euro, Tesla e Campos Neto: o que move o mercado

Mais na Exame