Rede de transmissão elétrica (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 12 de maio de 2011 às 13h11.
São Paulo – A AES Eletropaulo (ELPL4) está prestes a pagar dividendos robustos e estão com as ações negociadas com grande desconto, explica o analista da Planner Corretora, Rafael Andreata. A empresa publicou os resultados do primeiro trimestre do ano ontem após o fechamento dos mercados. As ações reagem positivamente hoje.
O analista explica que os papéis são negociados descontados devido ao impacto do terceiro ciclo de revisão tarifária e do processo envolvendo a dívida de 1 bilhão de reais com a Eletrobras (ELET6). A revisão está em discussão na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e não ocorrerá em 2011, acredita o Andreata.
Sobre a dívida com a Eletrobras, o analista projeta que o processo de acerto deverá ainda passar por muitas etapas. “Não acreditamos em nenhuma provisão ao longo de 2011 ou mesmo durante o ano de 2012”.
Oportunidade
“Enxergamos o atual nível de preço dos papéis como uma excelente oportunidade. A empresa tem apresentado bons resultados, possui uma forte geração de caixa, um baixo endividamento e um dividend yield muito atrativo”, diz. A Eletropaulo lucrou 281,9 milhões de reais no primeiro trimestre, um aumento de 27% na comparação com 2010.
Com a política de distribuir 100% do lucro aos acionistas semestralmente, o analista está otimista com o volume que será distribuído. A estimativa é de um valor em torno de 2,70 reais por ação, o que representa um dividend yeld (que expressa a relação entre os proventos pagos em dinheiro por uma empresa e a cotação das ações) próximo a 9%.
A recomendação de compra dos papéis foi reiterada, com um preço-alvo de R$ 40,13. Considerando a cotação da ações no fechamento de ontem, de 31,11 reais, a previsão é de um potencial de valorização de 29%.