Dow Jones bate 30 mil pontos pela primeira vez na história

Sinal verde para transição para governo de Joe Biden, perspectiva de um Tesouro expansionista e otimismo com vacinas impulsionam índices americanos
NYSE: Bolsa de Valores de Nova York (Andrew Burton/Getty Images)
NYSE: Bolsa de Valores de Nova York (Andrew Burton/Getty Images)
R
Reuters

Publicado em 24/11/2020 às 13:26.

Última atualização em 25/11/2020 às 10:42.

Mais tradicional índice de ações dos Estados Unidos, o Dow Jones superou, nesta terça-feira, 24, a marca dos 30.000 pontos pela primeira vez em seus mais de 120 anos de história. A alta de hoje ocorre após a agência de Administração e Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês) dar sinal verde para a transição do presidente eleito Joe Biden para a Casa Branca encerrando semanas de incerteza política.

Às 13h37 o índice Dow Jones subia 1,47% para 30.027 pontos, enquanto o S&P 500 avançava 1,44% para 3.629 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,99%, a 11.999 pontos.

Como o Dow Jones afeta suas ações? Descubra ao contar com a assessoria do maior e mais moderno banco de investimentos da América Latina.

Todos os 11 principais índices S&P subiam, com setores economicamente sensíveis, como bancos, industrial e energia, liderando os ganhos, à medida que investidores trocavam os pesos pesados ​​da tecnologia, vistos como apostas seguras durante a recessão.

O Dow Jones era impulsionado por um aumento de 4,9% nas ações da Boeing, depois que reguladores europeus deram a aprovação preliminar para os jatos 737 MAX da companhia, abrindo caminho para uma autorização formal de voo em janeiro.

(BTG Pactual Digital/Divulgação)

"Hoje, o mercado vai se concentrar amplamente nos passos da nova administração daqui para a frente", disse Robert Pavlik, gestor sênior de portfólio da Dakota Wealth, em Nova York.

Depois de semanas de contestações legais pela campanha de Trump para derrubar o resultado da eleição, a agência federal dos Estados Unidos que precisa aprovar a transição presidencial disse a Biden na segunda-feira que ele poderia iniciar formalmente o processo de transferência.

O sentimento também era fortalecido por notícias de que Biden planeja nomear a ex-chair do Federal Reserve Janet Yellen como secretária do Tesouro, o que poderia visivelmente mudar o foco para esforços de combate à crescente desigualdade econômica.

Tesla Inc. saltava 3,3%, com a fabricante de carros elétricos ultrapassando 500 bilhões de dólares em valor de mercado, à medida que investidores seguiam demandando as ações da empresa depois da inclusão da companhia no índice S&P 500.

Dados recentes sugerindo que uma vacina para a covid-19 poderia estar disponível antes do final do ano colocavam o S&P 500 a caminho de seu melhor novembro desde 1980 e aproximavam o Dow Jones dos 30.000 pontos pela primeira vez.