Mercados

Dólar opera perto da estabilidade atento a Grécia

São Paulo - O dólar mantinha-se perto da estabilidade nesta terça-feira, com o mercado atento ao suporte político do governo grego diante da possibilidade de uma reestruturação da dívida do país. Às 10h52, a moeda norte-americana era cotada a 1,596 real, com variação positiva de 0,06 por cento. No exterior, o dólar tinha baixa de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2011 às 11h04.

São Paulo - O dólar mantinha-se perto da estabilidade nesta terça-feira, com o mercado atento ao suporte político do governo grego diante da possibilidade de uma reestruturação da dívida do país.

Às 10h52, a moeda norte-americana era cotada a 1,596 real, com variação positiva de 0,06 por cento. No exterior, o dólar tinha baixa de 0,37 por cento em relação a uma cesta com as principais divisas, com destaque para o euro , que operava acima de 1,43 dólar.

O primeiro-ministro grego, George Papandreou, espera receber um voto de confiança do Parlamento do país nesta terça-feira. O governo precisa de apoio político para conduzir as reformas exigidas pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em troca de ajuda financeira, sem a qual não poderá honrar a dívida externa. "É esperado que o Parlamento grego dê seu voto de confiança ao atual primeiro ministro, apoiando o programa de ajustes fiscais para o país", afirmou a Lerosa Investimentos, em relatório. "Hoje o ambiente é de alívio." A votação deve terminar apenas de madrugada na Grécia.

A volatilidade era reduzida no Brasil, com liquidez também dentro da média. O volume negociado no principal contrato futuro de câmbio era de pouco mais de 70 mil papéis com quase duas horas de operações na BM&FBovespa.

O mercado também convive com uma posição ainda elevada de investidores estrangeiros a favor da valorização do real.

Considerando contratos futuros e de cupom cambial, a posição vendida dos investidores não-residentes voltou a superar 20 bilhões de dólares na segunda-feira, em alta de 809 milhões de dólares sobre o final da semana passada.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Bloqueio de R$ 15 bi e corrida eleitoral americana: os assuntos que movem o mercado

A bolsa da América do Sul que pode ser uma das mais beneficiadas pela IA

Ibovespa fecha em queda com incertezas fiscais no radar; dólar sobe para R$ 5,59

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Mais na Exame