Exame Logo

Desemprego: 12 mi; Braskem +5,64%

Bolsa na espera Em um dia de oscilações, o Ibovespa fechou quase estável, com queda de 0,06% nos últimos momentos do dia, em 58.785 pontos. O mercado aguarda a definição do atual cenário político, com os atos finais da votação do impeachment, que deve ocorrer amanhã. Lá fora, dados de consumo e queda nas ações […]

BRASKEM: a Petrobras, que detém participação na petroquímica, anunciou que irá vender sua parcela nos ativos da Braskem até o final do ano / Germano Lüders/ EXAME (Germano Luders/Exame)
DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2016 às 19h02.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h53.

Bolsa na espera

Em um dia de oscilações, o Ibovespa fechou quase estável, com queda de 0,06% nos últimos momentos do dia, em 58.785 pontos. O mercado aguarda a definição do atual cenário político, com os atos finais da votação do impeachment, que deve ocorrer amanhã. Lá fora, dados de consumo e queda nas ações da empresa de tecnologia Apple pressionaram o mercado internacional para baixo. A petroquímica Braskem teve a maior alta do dia, 5,64%, impulsionada por reportagem do jornal Valor Econômico, que afirma que a empreiteira Odebrecht deve fechar um acordo de leniência na operação Lava-Jato, o que abriria o caminho para sua venda. As ações do setor de papel e celulose também fecharam em alta, diante de uma alta do dólar frente ao real. As ações da Suzano subiram, em 2,4%, bem como as da Fibria, 0,4%, e Klabin, 1,3%.

Veja também

__

Rombo histórico

O déficit primário registrado pelo governo central, que engloba Tesouro, Banco Central e Previdência Social, chegou a 18,5 bilhões de reais no mês de julho. É o pior resultado para o mês desde o início da série histórica, em 1997. O resultado, apesar disso, veio melhor que o esperado por analistas, que previam um rombo de 21,9 bilhões, diante da elevação de despesas extraordinárias com o reforço fiscal dado às Olimpíadas no Rio de Janeiro. De acordo com dados do Tesouro Nacional, a receita líquida caiu 7,4% em julho, se comparado ao ano anterior, fechando em 91,8 bilhões de reais. As despesas totais subiram 3,2%, atingindo a marca de 110,3 bilhões. Nos sete primeiros meses do ano, o déficit acumula 51 bilhões de reais, também o pior resultado desde 1997. A meta é fechar o ano com a conta negativa em 170,5 bilhões de reais, sendo que no acumulado dos últimos 12 meses o déficit já chega a 163,3 bilhões.

__

Leilão adiado

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou em reunião o reagendamento do leilão de concessão para construção e operação de linhas elétricas, que estava marcado para acontecer nesta sexta-feira 2. A nova data do leilão é no dia 28 de outubro. O leilão foi adiado para ajustes e revisão das condições dos contratos de concessão e dos editais, o que pode envolver mudanças nos lotes ofertados e na receita máxima autorizada. O novo edital está previsto para ser publicado no dia 28 de setembro.

__

Desemprego: quase 12 milhões

A taxa de desemprego subiu para 11,6% no trimestre móvel encerrado em julho, segundo divulgado pelo IBGE na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad-Contínua). Em junho, a taxa mostrava que 11,3% da população economicamente ativa estava desempregada. É o maior resultado da Pnad desde que o IBGE iniciou as medições, em 2012. No mesmo período do ano passado, a taxa de desocupação era de 8,6%. Em valores absolutos, o número de desempregados chega a 11,847 milhões de brasileiros, 3,225 milhões de pessoas a mais do que no mesmo trimestre móvel de 2015 (aumento de 37,4%). O número de trabalhadores em postos formais também diminuiu 1,8% na comparação com 2015, equivalente à redução de 1,7 milhão de postos de trabalho.
Estácio cai
As ações da educacional Estácio fecharam o dia com a maior queda do Ibovespa, de 4,7%, após a companhia anunciar que o atual presidente, Gilberto Teixeira de Castro renunciou ao cargo, por motivos pessoais e familiares. Castro fica no cargo até setembro, quando Pedro Thompson assume a direção interinamente, acumulando as funções de presidente executivo e financeiro. Outras ações do mercado educacional também tiveram queda no dia, com a Kroton fechando em queda de 3,6% e a Anima caindo 1,5%.

__

Petrobras com a Statoil

A Petrobras firmou acordo de parceria com a petroleira norueguesa Statoil, que afirmou que as duas empresas podem trabalhar em conjunto em futuras licitações para prospecção em campos brasileiros. No memorando, as companhias já preveem parcerias em campos maduros offshore, localizados nas bacias de Campos e Santos. As ações preferenciais da Petrobras fecharam o dia com alta de 1,71%.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame