Mercados

Credit Suisse vê “tempos difíceis” para GOL e projeta queda das ações

Preço do combustível, câmbio, e dificuldade de lotar aviões pesam contra a empresa

avião da gol decola (Divulgção)

avião da gol decola (Divulgção)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2012 às 17h45.

São Paulo – O Credit Suisse rebaixou a recomendação para as ações da GOL (GOLL4) de neutro para ‘underperform’ (desempenho abaixo da média do mercado). O preço-alvo para os papéis também diminuiu de 15 reais para 12 reais, valor 9,84% menor que o atual.

“Acreditamos na continuação de um cenário desafiador para os lucros da GOL, explicado pelas pressões do aumento no preço de combustíveis e uma moeda depreciada”, afirmam os analistas Luiz Otavio Campos e Viccenzo Paternostro em relatório distribuído para clientes.

Os analistas destacam que a performance para as ações também está muito atrelada ao cenário de aumento no yield da aviação (preço médio pago por passageiro por quilômetro) nos últimos seis meses para tentar recuperar a lucratividade perdida na primeira metade de 2011.

Isso poderia ser positivo para uma companhia do setor. No caso da empresa, porém, o Credit avalia que o aumento nos yields tem causado uma menor utilização da capacidade instalada nos aviões, resultando numa melhora limitada do inidicador rask (receita por assento por quilômetro).

“Em nossa opinião, a performance da ação continuará sendo dirigida principalmente por dados do tráfego aéreo, pelo menos até que fique claro para os investidores que o primeiro trimestre de 2012 será outro período fraco”, dizem os analistas.

Os papéis da empresa terminaram a segunda-feira como a maior queda do Ibovespa, com baixa de 3,76%, aos 12,81 reais.

http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

Acompanhe tudo sobre:Análises fundamentalistasAviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasMercado financeiroServiçosSetor de transporte

Mais de Mercados

Casas Bahia reduz prejuízo e eleva margens, mas vendas seguem fracas; CEO está confiante na retomada

Tencent aumenta lucro em 47% no 3º trimestre com forte desempenho em jogos e publicidade

Ações da Americanas dobram de preço após lucro extraordinário com a reestruturação da dívida

Na casa do Mickey Mouse, streaming salva o dia e impulsiona ações da Disney