Mercados

Competição com Bovespa põe em xeque futuro da ação da Cetip

“Guerra fria” entre as duas empresas pode começar a esquentar em breve


	Banco rebaixou a recomendação às ações para neutra
 (Reprodução)

Banco rebaixou a recomendação às ações para neutra (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2013 às 15h51.

São Paulo – A equipe de análise do HSBC ajustou nesta segunda-feira as projeções para a Cetip (CTIP3) para adequá-las a um futuro com uma maior concorrência com a BM&FBovespa (BVMF3). O relatório mostra uma grande redução de 24% no preço-alvo, que passou de 38,2 reais para 29 reais. A recomendação caiu de alocação acima da média (overweight) para neutral.

“Em termos de concorrência, até 2016, esperamos que, em comparação ao nível atual, a participação de mercado possa cair em 50%, 20% e 40%, respectivamente, para os segmentos de CDB, DI e registros de swap de balcão em virtude da entrada esperada da BM&F Bovespa”, ressalta o analista Victor Galliano, do HSBC Global Research.

Ele ressalta ainda que o segmento de Letras Financeiras também pode enfrentar competição. O analista observa que a ação parece ter sido rebaixada pelo mercado nos últimos dois anos, passando de um nível de preço sobre o lucro por ação (P/L) de 19,7 vezes para uma média de 17,2 vezes no ano passado.

“Do ponto de vista de fundamentos, continuamos a gostar do modelo de negócios diversificado da Cetip, e de seu posicionamento sem igual para tirar proveito do desenvolvimento do segmento de derivativos de balcão e renda fixa, mas vemos desafios no médio prazo para limitar o potencial de alta”, aponta o analista.

Projetos

A Cetip prepara um sistema de contraparte de compensação central (central clearing counterparty, ou CCP), esperado para o segundo semestre de 2013.

“O sistema CCP deve ser implementado para fornecer serviços adicionais para derivativos de balcão (prestando serviços de compensação central para esse tipo de derivativos) e para negociações de renda fixa”, explica.

O HSBC também mostra otimismo, mas ainda não coloca em sua análise a criação do sistema de registro imobiliário da Cetip, ainda em fase de planejamento. 

Acompanhe tudo sobre:Análises fundamentalistasB3bolsas-de-valoresCetipEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasMercado financeiroservicos-financeiros

Mais de Mercados

Inflação nos EUA segue 'desconfortavelmente' alta, diz dirigente do Fed

“Vamos desalavancar a companhia”, diz Gustavo Couto, CEO do Grupo Vamos

“Bolha das ações de IA começou a estourar”, diz Gavekal; entenda o porquê

O que chamou atenção na divulgação de resultados da Petrobras, segundo o BTG Pactual

Mais na Exame