Mercados

Com 700 mil novas contas na pandemia, B3 apresenta resultados hoje

A crise congela o mercado, com ofertas de ações e estreias reduzidas na bolsa. Mas também acelera, com o aumento da volatilidade

Bovespa: atual valor de mercado da B3 é de 76 bilhões de reais (Germano Lüders/Exame)

Bovespa: atual valor de mercado da B3 é de 76 bilhões de reais (Germano Lüders/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2020 às 06h21.

Última atualização em 14 de maio de 2020 às 06h51.

Um dos balanços mais aguardados do primeiro trimestre sai hoje após o fechamento do pregão: o da própria B3. A crise, por um lado, congela o mercado, com ofertas de ações e estreias reduzidas na bolsa. Mas, por outro, acelera, com o aumento da volatilidade. A grande questão é como isso se traduz em resultados. Embora os especialistas digam que esta é uma crise que não nasceu no mercado financeiro, não há como negar os reflexos sobre ele.

O valor de mercado da B3 saiu de 98 bilhões de reais, no fim de fevereiro, para os atuais 76 bilhões de reais. O choque de preços, que tirou 1 trilhão de reais do valor de mercado das empresas brasileiras, afeta toda a atividade das companhias e dos investidores na bolsa. Contudo, o frenesi, num primeiro momento, pode ser positivo.

Nos três primeiros meses de 2020, foram negociados quase 1,8 trilhão de reais na bolsa, volume que equivale a 42% de tudo que foi movimentado em 2019. Em quantidade de negócios, foram feitas 194,3 milhões de transações entre janeiro e março ou 45% do total de operações registradas durante todo ano passado. O número de pessoas físicas cadastradas para fazer operações diretamente na B3 também teve forte crescimento: 700 mil novas contas, de janeiro a abril, para um total de 2,4 milhões.

Com a expansão dos preços ao longo do ano passado, a bolsa teve um 2019 de crescimento, acumulado trimestre a trimestre. A receita líquida anual teve alta de 23%, para 6,57 bilhões de reais, enquanto o Ebitda recorrente subiu 24%, para 4,26 bilhões de reais. O lucro líquido acumulado foi de 2,71 bilhões no ano passado, um aumento de 30%.

A grande explosão dos negócios ocorreu em março. Os dados de abril já demonstram que o pico da ansiedade passou e os negócios começam a se acomodar. São números que devem ficar mais claros no balanço desta quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:B3Exame HojeIbovespa

Mais de Mercados

Focus, balanços, contas públicas e relatório de produção da Petrobras: o que move o mercado

"Não faz sentido correr risco com esse nível de juros", diz maior fundo de pensão do Nordeste

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

Mais na Exame